Desafios da comunicação governamental na mudança de época para as instituições de Chimborazo, Equador
Resumo
Estudo realizado para determinar se a comunicação governamental é assumida pelas instituições públicas da província de Chimborazo, Equador, como um desafio para a mudança de época. Esta nova arista de especialização reforçou a comunicação desde o público sem ser um fato recente. O olhar dos profissionais respeito de um estilo de comunicação mais eficiente que vincule organização-pessoas obrigou a tomar decisões orientadas a que as ações de governo cheguem aos diversos setores como mecanismo de rendição de contas ou de participação na gestão. Como metodologia se desenvolveu um estudo de campo de tipo descritivo durante dois momentos: um mapeamento institucional e a aplicação de uma pesquisa. Os resultados indicaram que, embora exista um fortalecimento da atividade, é preciso uma especialização dos comunicadores para a eficiente gestão do público.
Downloads
Referências
Barroso Gómez, José (2013). De la disyuntiva a la articulación: análisis de algunas apuestas científico-prácticas de la comunicación ante la complejidad. Razón y palabra, 17 (2), p. 65-64. Disponible en: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N83/M83/04_Barroso_M83.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Bartoli, Annie (1992). Comunicación y organización: la organización comunicante y la comunicación organizada. Barcelona: Paidós Ibérica.
Bel Mallén, José Ignacio (2005). Comunicar para crear valor: la dirección de comunicación en las organizaciones. 2a. ed. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra (EUNSA).
Berlín, Irving (2007). Comunicación gubernamental en los espacios locales: estudio de caso: el ayuntamiento de Mérida, Yucatán, México, durante el periodo (2001-2004) [tesis]. Santa Cruz de Tenerife, España: Universidad de la Laguna. Servicio de Publicaciones (Serie Tesis doctorales). Disponible en: ftp://tesis.bbtk.ull.es/ccssyhum/cs428.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Costa, Joan (1999). La comunicación en acción: informe sobre la nueva cultura de la gestión. Barcelona: Paidós Ibérica.
Costa, Joan (2007). El dircom hoy: dirección y gestión de la comunicación en la nueva economía. Barcelona: Costa Punto Com.
Elizalde, Luciano & Riorda, Mario (2013). Comunicación gubernamental 360. Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Escudero, Edilia (2014). Confluencias, interfaces y trayectos en la gestión comunicativa de la organización (p. 155-198). En: Véliz Montero, Fernando (coord.). Comunicación organizacional: nuevas preguntas para nuevos desafíos. Quito: Ediciones CIESPAL
(Intiyán; 67).
Galindo, Jesús (2011). Comunicación estratégica e ingeniería en comunicación social: apunte analítico crítico sobre el libro Estrategias de comunicación (Rafael Alberto Pérez, Ariel Comunicación, Barcelona, 2001). En: Razón y palabra, 75. Disponible
en: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N75/monotematico_75/17_Galindo_M75.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Marí Sáez, Víctor Manuel (2010). El enfoque de la comunicación participativa para el desarrollo y su puesta en práctica en los medios comunitarios. Razón y palabra, 71. Disponible en: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N71/VARIA/27%20MARI_REVISADO.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Massoni, Sandra (2009). Comunicación estratégica: somos seres en-red-dándonos. FISEC-Estrategias, 5 (12), p. 3-24. Disponible en:
http://cienciared.com.ar/ra/usr/9/254/fisec_estrategias_n12_m1pp3_24.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Paoli, Antonio (1997). Comunicación e información. México, D.F.: Trillas.
Pérez, Rafael Alberto (2001). Estrategias de comunicación. Barcelona: Ariel.
Pérez, Rafael Alberto (2012). El estado del arte en la comunicación estratégica. Mediaciones sociales, 10, p. 121-196.
Rizo García, Marta (2012). Imaginarios sobre la comunicación: algunas certezas y muchas incertidumbres en torno a los estudios de comunicación, hoy. Barcelona: Universitat Autonoma de Barcelona. Instituto de la Comunicación.
Sánchez Ruíz, Enrique (2002). La investigación latinoamericana de la comunicación y su entorno social: notas para una agenda. Diá-logos de la comunicación, 64, p. 24-36. Disponible en: http://dialogosfelafacs.net/wp-content/uploads/2012/01/64-revista-dialogos-la-investigacion-latinoamericana-de-la-comunicacion.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Sánchez, Javier (2013). Comunicar para gobernar. Elizalde, Luciano & Riorda, Mario (eds.) (2013). Comunicación gubernamental 360 (p. 47-67). Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Silva Echeto, Víctor & San Eugenio Vela, Jordi de (2014). La investigación en comunicación ante una encrucijada: de la teoría de los campos a la diseminación y diversidad gnoseológica: estudio inicial comparado entre España, Brasil y Chile. Palabra clave, 17 (3), p. 803-827. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64931834009 [consultado: 21 abril 2016].
Tello, Edgar (2007). Las tecnologías de la información y comunicaciones (TIC) y la brecha digital: su impacto en la sociedad de México. Revista de universidad y sociedad del conocimiento, 4 (2), p. 1-8. Disponible en: http://www.uoc.edu/rusc/4/2/dt/esp/tello.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Torres, Rosa María (2005). Sociedad de la información/sociedad del conocimiento. Barcelona: Universitat de Barcelona. Prometheus 21 Investigación y Docencia. Disponible en: http://www.ub.edu/prometheus21/articulos/obsciberprome/socinfsoccon.pdf (consultado: 21 abril 2016).
Ulloa Tapia, César (2007). Comunicación, cultura y desarrollo. Quito: Ediciones CIESPAL (Intiyán, 47).
Valle, Mónica (2005). Comunicación organizacional, abordajes y perspectivas. Quito: Ediciones CIESPAL (Encuentros).
Véliz Montero, Fernando (coord.) (2014). Comunicación organizacional: nuevas preguntas para nuevos desafíos. Quito: Ediciones CIESPAL (Intiyán; 67).
Copyright (c) 2016 Julio Adolfo Bravo Mancero
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.