Leitura academica em ambientes virtuais

A propóstio do isolamento social preventivo e obrigatório

Palavras-chave: alfabetização acadêmica, alfabetização, leitura acadêmic, cultura letrada, multimodalidade

Resumo

Ler e escrever na universidade são processos que precisam ser explicitamente ensinados no ensino superior. Seu ensino é uma responsabilidade da comunidade acadêmica que deve tender à transmissão da cultura letrada mesmo nas situações mais adversas. O "Isolamento Social Preventivo e Obrigatório" em 2020, decretado no contexto da pandemia COVID-19, levou a ambientes virtuais e multimodais, testando assim as práticas letradas tradicionais baseadas em papel e as habilidades da comunidade acadêmica para ler e escrever no computador.  

O Isolamento Social Preventivo e Obrigatório instituído em 2020, com os seus ambientes virtuais e multimodais, pôs à prova as práticas jurídicas tradicionais no papel e as competências da comunidade académica para ler e escrever na tela. Este artigo conta a pesquisa realizada em torno da alfabetização na Universidade Nacional de La Matanza, uma universidade pública argentina que privilegia a equidade e a qualidade na educação ademais de ter uma grande população estudantil com recursos econômicos de meios a baixos, que possui cinco departamentos e o ditado de vinte e seis graduações e graduação. A pesquisa foi realizada com base em dados obtidos a partir de inquéritos não probabilísticos, analisados quantitativa e qualitativamente, em especial para os casos que justificavam uma descrição mais profunda e um estudo mais específico. Os resultados mostram diferenças da disciplina a disciplina, e interessantes benefícios da virtualidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albarello F. (2019). Lectura transmedia. Leer, escribir, conversar en el ecosistema de pantallas. Ampersand.

Bazerman, C., Little, J., Bethel, L., Chavkin, T., Fouquette, D. y Garufis, J. (2005). Reference Guide to Writing across the Curriculum. WAC Clearinghouse & Parlor Press.

Berstein, B. (1965). A socio-linguistic approach to social learning. En Gould, J. (Ed.), Social Science Survey (pp.165-180). Penguin.

Bidiña, A., Luppi, L. y Smael, N. (2016). Lectura académica mediada por las TIC. Segundo Simposio Internacional de la Cátedra UNESCO para la lectura y la escritura. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 26 de octubre.

Bidiña, A., Zerillo, A., Gómez, S., Luppi, L., Miranda, M., Rocaro, S., Smael, N., Toledo, V. y Val, M. A. (2014). Enseñanza-aprendizaje en la universidad: nuevos modos de leer y escribir en los tiempos de la convergencia tecnológica. Universidad Nacional de La Matanza. http://repositoriocyt.unlam.edu.ar/handle/123456789/137.

Bidiña, A., Zerillo, A., Luppi, L., Miranda, M. N., Toledo, V. P., Smael, N. C., Gómez, S. y Val, M. A. (2017). Enseñanza-aprendizaje en la Universidad: nuevos modos de leer y escribir 2. Universidad Nacional de La Matanza. http://repositoriocyt.unlam.edu.ar/handle/123456789/752.

Bruner, J. (1984). Acción, pensamiento y lenguaje. Alianza.

Carlino, P. (2004). El proceso de escritura académica. Cuatro dificultades de la enseñanza universitaria. Educere, 8(26), 321-327.

Chartier, R. (21 de febrero de 2005). Jóvenes que no leen en un mundo inundado de textos. Página 12.

Chartier, R. (2012). Leer la lectura. En Actas del Seminario Internacional ¿Qué leer? ¿Cómo leer? Perspectivas sobre la lectura en la infancia (pp. 29-47). Unidad de Educación Parvularia, Ministerio de Educación, Gobierno de Chile.

De Sena, A. (2020). Y la brisa se convirtió en terremoto. El aislamiento por el Covid-19 en la Matanza. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpo, Emociones y Sociedad, (31), 48-63. http://relaces.com.ar.

García Canclini, N., Gerber Bicecci, V., López Ojeda, A., Nivón Bolán, E., Pérez Camacho, C., Pinochet Cobos, C. y Winocur Iparraguirre, R. (2015). Hacia una antropología de los lectores. Ediciones culturales Paidós/Fundación Telefónica/Universidad Autónoma Metropolitana.

Giroux, H. (1990). Los profesores como intelectuales. Paidós.

Gómez, M. T. (2011). ¿Necesitamos una didáctica para la Lectura Académica en Pantalla? II Congreso en línea en Conocimiento Libre y Educación CLED, Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia, 7 al 14 de octubre.

González García, J. (16 de octubre de 2013). Alfabetización multimodal: usos y posibilidades. Campo Abierto. Revista De Educación, 32(1), 91-116. https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/1387.

Halliday, M. (2004). Ideas sobre el lenguaje. En On language and linguistics (pp. 92-115). https://cupdf.com/document/ideas-sobre-el-lenguaje-halliday.html.

Jewitt, C. (2009). Different approaches to multimodality. En Jewitt, C. (Ed.), The Routledge Handbook of Multimodal Analysis (pp. 28-39). Routledge.

Jewitt, C. y Kress, G. (Eds.). (2003). Multimodal literacy. Peter Lang.

Jodelet, D. (1986). La representación social: fenómenos, concepto y teoría. En Moscovici, S. (Ed.), Psicología social II (pp. 478-494). Paidós.

Lamarca Lapuente, M. J. (2009). Del papel a la pantalla. La lectura digital: soportes, dispositivos y formatos. http://artesadigital.blogspot.com/2009/01/la-escritura-digital-soportes.html

Lemke, J. (1997). Aprender a hablar ciencia. Lenguaje, aprendizaje y valores. Paidós.

Ley 24521 de Educación Superior, BO 07/08/1995.

http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/25000-29999/25394/texact.htm.

Ley 25573 de Educación Superior, BO 30/04/2002. http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/verNorma.do?id=73892.

Maingueneau, D. (2014). Discours et analyse du discours: introduction. Armand Colin.

Martin, J. R. y Rose, D. (2012). Learning to Write, Reading to Lear. Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney school. Equinox.

Navarro, F. (2018). Didáctica basada en géneros discursivos para la lectura, escritura y oralidad académicas. En Navarro, F. y Aparicio, G. (Eds.), Manual de lectura, escritura y oralidad académicas para ingresantes a la universidad (pp. 11- 21). Universidad Nacional de Quilmes. https://www.researchgate.net/publication/323694320_Didactica_basada_ en_generos_discursivos_para_la_lectura_escritura_y_oralidad_disciplinares.

Padilla, C. y Carlino, P. (2010). Alfabetización académica e investigación acción: enseñar a elaborar ponencias en la clase universitaria. En Parodi, G. (Ed.), Alfabetización académica y profesional en el Siglo XXI: Leer y escribir desde las disciplinas (pp. 153-182). Academia Chilena de la Lengua/Ariel.

Parodi, G. (1999). Relaciones entre lectura y escritura: una perspectiva cognitiva discursiva. Bases teóricas y antecedentes empíricos. Universidad Católica de Valparaíso.

Piscitelli, A. (2010). Post-Gutenberg es Pre-Gutenberg. Quinientos años de textualidad son suficientes. http://www.filosofitis.com.ar/2010/05/24/post-gutenberg-es-pre-gutenberg-quinientos-anos-de-textualidad-son-suficientes/.

Prensky, M. (2010). Nativos e inmigrantes digitales. Distribuidora SEK. https://marcprensky.com/writing/Prensky-NATIVOS%20E%20INMIGRANTES%20DIGITALES%20(SEK).pdf.

Sapir, E. (1954). El lenguaje. Fondo de Cultura Económica.

Tolchinsky, L. (Coord.). (2013). La escritura académica a través de las disciplinas. Octaedro.

Unesco. (2018). Declaración Final de la III Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y el Caribe (CRES 2018). https://www.iesalc.unesco.org/2019/02/20/declaracion-final-de-la-iii-conferencia-regional-de-educacion-superior-en-america-latina-y-el-caribe-cres-2018.

Vygotsky, L. (1978). Pensamiento y lenguaje. Paidós.

Whorf, B. L. (1956). Language, Thought and Reality. The M.I.T. Press.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
Zerillo, A. M., Bidiña, A. M., Espelta, M. F., & Carra, N. A. (2021). Leitura academica em ambientes virtuais: A propóstio do isolamento social preventivo e obrigatório. Austral Comunicación, 10(2), 351-373. https://doi.org/10.26422/aucom.2021.1002.zer
Seção
Artigos livres