Simplificação política

Impacto mediático das sessões de controlo para o governo de Espanha em programas noticiosos de TVE e Telecinco

  • Alicia Gil-Torres Universidad de Valladolid https://orcid.org/
  • Elena Martínez de la Huerta Universidad de Valladolid, España
  • Cristina San José Universidad de Valladolid, España
Palavras-chave: notícias, política, sessão de controlo, simplificação, infoentretenimento, impacto mediático

Resumo

O objectivo deste documento é estudar a simplificação da política nas notícias através de uma análise da repercussão mediática das primeiras cinco sessões de controlo do Governo espanhol na sua XIV Legislatura, nos programas noticiosos das 21 horas da TVE (canal público) e Telecinco (líder de audiência nessa faixa horária e canal privado). Por meio de um modelo de análise qualitativa ad hoc, são recolhidos dados das sessões de controlo e dos programas noticiosos dos dois canais. Desta forma, o objectivo é descobrir diferenças na informação difundida e se, além disso, estes canais procuram contar as informações mais relevantes destes mecanismos de controlo ou optam pela anedota. Os resultados mostram diferenças significativas que revelam uma simplificação marcada da política nos dias de hoje, tais como o tempo dedicado às notícias, o número de perguntas ou respostas apresentadas, o enfoque na figura política mais controversa, mesmo que não relevante, e dando mais importância ao como do que ao que é dito. Esta última reflecte-se na primazia do face a face entre os deputados pela sua eficácia nas notícias. A TVE prefere mostrar a parte mais formal das sessões plenárias de uma forma mais descontraída do que a Telecinco, que prefere principalmente transmitir imagens de 'ação' na câmara. Desta forma, através de uma análise qualitativa, tomando como exemplo um dos mais importantes mecanismos de controlo governamental e a sua reflexão nas notícias, é mostrado como a simplificação política é uma realidade, preenchendo assim uma lacuna académica em Espanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina San José, Universidad de Valladolid, España

Doctora en Periodismo, Máster en Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas, Licenciada en Periodismo y Licenciada en Filología Hispánica. Profesora en la Universidad de Valladolid en el grado de Periodismo. Sus líneas de investigación son periodismo y cine y medios de comunicación.

Referências

Asociación para la Investigación de los Medios de Comunicación. (2021). Marco general de los medios en España 2021. https://www.aimc.es/a1mc-c0nt3nt/uploads/2021/02/marco2021.pdf.

Azurmendi, A. (2005). De la verdad informativa a la “información veraz” de la Constitución Española de 1978. Una reflexión sobre la verdad exigible desde el derecho de la información. Comunicación y sociedad, 18(2), 9-48.

Barlovento Comunicación. (2020). Análisis televisivo 2019. https://www.barloventocomunicacion.es/wp-content/uploads/2019/12/analisis-televisivo-2019-BarloventoComunicacion-1.pdf.

Berrocal-Gonzalo, S. (2015). Politainment: el gran espectáculo político televisivo. El molinillo, (76), 4-9.

Bode, L. y Vraga, E. K. (2018). Studying politics across media. Political Communication, 35(1), 1-7. https://doi.org/10.1080/10584609.2017.1334730.

Bourdieu, P. (2002). Sobre la televisión. Anagrama.

Cala Siria, R. (2015). La persuasión en el discurso político. Aproximación a las estrategias de comunicación de los partidos españoles desde las elecciones europeas hasta las elecciones andaluzas. Ámbitos: Revista Internacional de comunicación, (28), 73-80.

Cebrián Herreros, M. (2004). La información en televisión. Obsesión mercantil y política. Gedisa.

Colombo, F. (1976). Televisión, la realidad como espectáculo. Gustavo Gili.

Congreso de los Diputados. (s.f.). Normas y Reglamentos. https://www.congreso.es/normas/reglamento-del-congreso.

Gobierno de España. (1978). Constitución Española. https://www.boe.es/eli/es/c/1978/12/27/(1)/con.

Gómez Rubio, L., López Vidales, N. y Vicente Torrico, D. (2018). La televisión informativa en el entorno digital: análisis de las ediciones diarias de las cadenas generalistas líderes de audiencia en España. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 24(1), 4-8. https://doi.org/10.5209/ESMP.59945.

Hernández Valls, F. (2017). El año que vivimos sin Gobierno. Libros.com.

Jungherr, A., Rivero, G. y Gayo-Avello, D. (2020). Retooling politics: How digital media are shaping democracy. Cambridge University Press.

Kaplún, M. (1998). Una pedagogía de la comunicación. Ediciones de la Torre.

La Moncloa. (2020). Gobierno de la XIV Legislatura. https://www.lamoncloa.gob.es/gobierno/gobiernosporlegislaturas/Paginas/xiv_legislatura.aspx.

León, B. (Ed.). (2010). Informativos para la televisión del espectáculo. Comunicación Social.

López de Lerma Galán, J. (2018). El derecho a recibir información veraz en el sistema constitucional. El ejercicio profesional del periodismo como garantía democrática. Estudios De Deusto, 66(2), 435-459. https://doi.org/10.18543/ed-66(2)-2018pp435-459.

Mazo, P. (2019). Politólogo alerta de un “notable empobrecimiento” de lenguaje político. La Vanguardia. https://www.lavanguardia.com/vida/20191109/471468951470/politologo-alerta-de-un-notable-empobrecimiento-de-lenguaje-politico.html.

Medina, M. (2018). Las productoras de TV en España: concentración en conglomerados y homogeneización de contenidos. En Muñoz Jiménez, J., Martínez Martínez, S. y Peña Acuña, B. (Coords.), La realidad audiovisual como nuevo vehículo de comunicación (pp. 271-286). Gedisa.

Norris, P. (2000). A virtuos circle. Political Communications in Postindustrial Societies. Cambridge University Press.

Palacio, M. (2020). Historia de la televisión en España. Gedisa.

Los 10 conceptos básicos que hay que saber sobre los vídeos de la TV. (2020). Prnoticias. https://bit.ly/2JIoHSl.

Rivera, A. (2016). Antología del discurso político. La Catarata.

Riffe, D., Lacy, S. y Fico, F. (2014). Analyzing media messages. Using quantitative content analysis in research. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203551691.

Román-Portas, M., García, A. y Feijoo, B. (2020). Los programas informativos en la televisión generalista en España 2005-2010. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 26(2), 773-785. https://doi.org/10.5209/esmp.67525.

Terrasa, R. (2019). Por qué los políticos te hablan como si fueras idiota. El Mundo. https://www.elmundo.es/papel/historias/2019/02/26/5c73e95afc6c834a618b4591.html.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Gil-Torres, A., Martínez de la Huerta, E., & San José, C. (2021). Simplificação política: Impacto mediático das sessões de controlo para o governo de Espanha em programas noticiosos de TVE e Telecinco. Austral Comunicación, 10(1), 61-86. https://doi.org/10.26422/aucom.2021.1001.gil
Seção
Artigos livres