A infraestrutura para o acesso cidadão nos meios estatais da Argentina (2003-2009)
Resumo
Descreve-se e analisa-se a infraestrutura desenvolvida nos meios estatais administrados pelo Sistema Nacional de Meios Públicos durante o período 2003-2009 na Argentina para a produção e a distribuição de conteúdos audiovisuais. Com isso, se tenta reconhecer as condições geradas para o acesso cidadão a suas produções. Concebida como parte da tradição dos estudos latino-americanos críticos sobre políticas de comunicação, a pesquisa segue um modelo metodológico para a construção dos dados empíricos que permite uma abordagem que complementa informação qualitativa e quantitativa. Essa abordagem surge de um marco teórico de referencia, no que as noções de meios públicos e o acesso cidadão são pensados de forma problemática. Desde essas abordagem teóricos e metodológicos se conclui que, durante essa etapa se iniciou uma política estadual focada na atualização tecnológica e edilícia para a produção, a transmissão e a ampliação da difusão dos meios analisados. Essa iniciativa incluiu instrumentos legais e orçamentais específicos dispostos pelo Poder Executivo nacional com os que se buscava deixar atrás uma situação de obsolescência tecnológica, subsidiariedade no sistema e precariedades edilícias generalizadas. Essa política teve como consequência o aumento nas possibilidades de acesso cidadão aos meios analisados para maiores sectores da população do país. Porém, tal situação se produziu em um contexto mediático dominado por atores comerciais concentrados.
Downloads
Referências
Arnaldo, Félix (16/10/2015). Comunicación personal.
Arroyo, L.; Becerra, M.; García Castillejo, A. & Santamaría, O. (2012). Cajas mágicas: el renacimiento de la televisión pública en América Latina. Madrid: Tecnos.
Barbero, J.; Rey, G. & Rincón, O. (2000). Televisión pública, cultural y de calidad. En: Gazeta, 47, p. 50-61. Bogotá: Ministerio de Cultura.
Bardoel, J. & d’Haenens, L. (2008). Reinventing public service broadcasting in Europe: prospects, promises and problems. Media, culture & society, 30, 337-355.
Becerra, M. (2015). De la concentración a la convergencia: política de medios en Argentina y América Latina. Buenos Aires: Paidós.
Becerra, M. & Mastrini, G. (2009). Los dueños de la palabra: acceso, estructura y concentración de los medios en la América latina del siglo XXI. Buenos Aires: Prometeo.
Blumler, J. (1993). Televisión e interés público. Barcelona: Bosch.
Bonavetti, Martín (7/04/2016). Comunicación personal.
Botero Marino, Catalina (1/10/2015). Comunicación personal.
Calcagno, N & Lerman, G. D. (dirs.) (2010). Valor y símbolo: dos siglos de industrias culturales en la Argentina. Buenos Aires: Secretaría de Cultura. Sistema de Información Cultural de la Argentina (SINCA).
Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) (2010). Estándares de libertad de expresión para una radiodifusión libre e incluyente: relatoría especial para la libertad de expresión de la Organización de Estados Americanos. Washington, D.C.: OEA. CIDH. Disponible en: http://www.oas.org/es/cidh/expresion/docs/publicaciones/RadiodifusionylibertaddeexpresionFINALPORTADA.pdf (consultado: 3 mar. 2017).
Comité Federal de Radiodifusión (COMFER) (2003). Contenidos de la televisión abierta argentina: estudio de programación. Buenos Aires: COMFER. Disponible en: https://industriasdecontenido.files.wordpress.com/2010/08/arg-comfercontenidos-de-la-tv-argentina-julio-2003.pd (consultado: 3 mar. 2017).
Comité Federal de Radiodifusión (COMFER) (2009). Contenidos de la televisión abierta argentina: origen de la producción, tipo de programas, estructura de propiedad. Hologramática, 6 (11), p. 121-166. Lomas de Zamora: Universidad Nacional de Lomas de Zamora. Facultad de Ciencias Sociales. Disponible en: http://www.cienciared.com.ar/ra/usr/3/871/hologramatica_n11v2pp121_166.pdf (consultado: 3 mar. 2017).
Falcón, Esteban (9/02/2016). Comunicación personal.
Fuenzalida, V. (2001). La televisión pública en América Latina: reforma o privatización. Santiago: Fondo de Cultura Económica
García Caffi, Eduardo (10/05/2016). Comunicación personal.
García Leiva, M. T. & Albornoz, L. (2012). Televisión digital terrestre: geopolítica, economía y diversidad. En: Albornoz, L. & García Leiva, M. T. La televisión digital terrestre: experiencias nacionales y diversidad en Europa, América y Asia. Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Kitzberger, P. (2010). The media activism of Latin America’s leftist governments: does ideology matter? Hamburg. Germany: Leibniz-Institut für Globale und Regionale Studien. German Institute of Global and Area Studies (GIGA). Institute of Latin American Studies (GIGA working papers; 151).
Krakowiak, F. (2003). Concentración y transnacionalización en las industrias culturales: surgimiento y consolidación de los conglomerados transnacionales de medios [tesina de grado]. Buenos Aires: Carrera de Ciencias de la Comunicación, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires.
Laboratorio de Industrias Culturales (2008). Televisión por cable en Argentina. Click: boletín informativo del Laboratorio de Industrias Culturales, 3 (12), p. 1-7.
Latin American Multichannel Advertising Council (LAMAC) (2016). Penetración de la TV paga en hogares: métricas Argentina [en línea]. Coral Gables: LAMAC.
Disponible en: http://www.lamac.org/argentina/metricas/total-por-tv-paga (consultado: 3 mar. 2017).
Lázaro, Luis (15/04/2016). Comunicación personal.
Linares, A. (2016). Los modelos de medios públicos en Uruguay, Paraguay y Brasil. Derecom, 20, p. 97-114. Madrid: Universidad Complutense. Disponible en: http://www.derecom.com/secciones/articulos-de-fondo/item/94-los-modelos-demedios-publicos-en-uruguay-paraguay-y-brasil (consultado: 3 mar. 2017).
López, Gustavo (21/01/2016).Comunicación personal.
Lufrano, Rosario (29/10/2015). Comunicación personal.
Mac Bride, S. et al (1987). Un solo mundo, voces múltiples. México: Fondo de Cultura Económica.
Maglieri, A. (2016). Televisión pública y convergencia digital: políticas de emisión del Canal 7 de Argentina en las plataformas digitales, 2005-2015. [Don Torcuato, Argentina]: Edit. Autores de Argentina.
Masllorens, Enrique (13/11/2015). Comunicación personal.
Mastrini, G. (2013). Medios públicos y derecho a la comunicación. En: Mastrini, G.; Bizberge, A. & De Charras, D. (eds.). Las políticas de comunicación en el siglo XXI. Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Mattelart, A. (2006). Por una nueva ecología de la comunicación. En: Becerra, M. & Mastrini, G. (dirs.). Periodistas y magnates. estructura y concentración de las industrias culturales en América Latina. Buenos Aires: Prometeo.
Moncalvillo, Adelina (17/05/2016). Comunicación personal.
Nord, L. (2009). What is public service on the Internet?: digital challenges for media policy in Europe. Observatorio (OBS*) journal, 3 (2), p. 24-39. Lisboa: Obercom. Disponible en: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/256/259 (consultado: 3 mar. 2017).
Nunzio, Oscar (19/10/2015). Comunicación personal.
Pasquali, A. (1991). ¿Qué es una radiodifusión de servicio público? En su: El orden reina: escritos sobre comunicaciones. Caracas: Monte Ávila.
Seoane, María (23/05/2016). Comunicación personal.
Tremblay, G. (2005). Mutaciones en las industrias culturales y comunicacionales y el espacio público. En: 5º Encuentro latino americano de economía política de la información, comunicación y cultura (ENLEPICC). [Trabajos presentados]. Salvador, Bahía, Brasil. Disponible en: http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/GaetanTremblay.pdf (consultado: 3 mar. 2017).
UNESCO (1977). Informe final de la Reunión sobre la autogestión, el acceso y la participación ciudadana en materia de comunicación. Paris: UNESCO.
UNESCO (2008). Indicadores de desarrollo mediático: marco para evaluar el desarrollo de los medios de comunicación social. Paris: UNESCO. Disponible en: http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163102S.pdf (consultado: 3 mar. 2017).
Williams, R. (2011). Televisión: tecnología y forma cultural. Buenos Aires: Paidós.
Copyright (c) 2017 Alejandro Linares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.