Do rádio para o podcast
Tipologias, dimensão estrutural, gêneros e formatos na produção de podcasts das principais rádios argentinas
Resumo
No ecossistema midiático contemporâneo, o rádio tradicional passa por um processo inédito em sua história, no qual deixa de ter o monopólio da produção e distribuição de conteúdo de áudio. Assim, há mais de uma década, o rádio passou a explorar alternativas de expansão no universo do ciberespaço, o que se traduz no surgimento de rádios cibernéticas, podcasting, uso de redes sociais, entre outras alternativas.
No quadro destas transformações em pleno andamento, este trabalho de investigação centra-se no podcasting produzido exclusivamente pelas rádios tradicionais. O objetivo geral do trabalho é caracterizar e analisar a oferta de podcasts das principais emissoras de rádio AM da Argentina, no primeiro semestre de 2022. Foi feito um diagnóstico guiado por vários objetivos específicos: caracterizar os tipos de podcasts produzidos pelas emissoras estudados, caracterizar a dimensão estrutural dos podcasts e diferenciar gêneros e formatos discursivos sonoros nos podcasts nativos produzidos pelas rádios estudadas. Considera-se que o alcance desses objetivos conseguiu construir um raio-x atual das estratégias de concepção e produção que as rádios concedem ao podcast como formato de expansão do discurso radiofônico. Entre outros aspectos, foi possível evidenciar que o maior volume de produção de podcast está associado principalmente a produtos subordinados ao conteúdo de radiodifusão. O volume de produção de podcast não está diretamente relacionado às emissoras com maior audiência e a rádio pública argentina se posiciona como a emissora que mais aposta na produção de podcast. Por fim, a produção de podcasts online nativos pelas rádios é incipiente, mas ao mesmo tempo promissora em relação à alta qualidade das edições e à abordagem profissional dos conteúdos dos podcasts existentes até o momento.
Downloads
Referências
Avilés Rodilla, C. (2015). La radio pública argentina y sus estrategias de adaptación al periodismo de convergencia en internet. Rádio-Leituras, 6(2), 11-35.
Avilés Rodilla, C. (2017). La radio enredada. Tipologías de uso de las redes sociales en las radios informativas. En Arrueta, C. y Labate, C. (eds.), La comunicación digital: redes sociales, nuevas audiencias y convergencia: desafíos y oportunidades para la industria, el Estado y los usuarios (pp. 243-266). EDIUNJu.
Avilés Rodilla, C. (2019). La radio postbroadcasting. La expansión de las radios en sitios web y redes sociales en el norte argentino. Revista Argentina de Comunicación, 7(10), 205-247.
Bosetti, O. (1994). Radiofonías: palabras y sonidos de largo alcance (Vol. 6). Ediciones Colihue.
Brunet, M. (2013). Los géneros periodísticos en radio. Reduciendo el ruido. En Arrueta, C. y Brunet, M. (eds.), Fuentes confiables. Miradas latinoamericanas sobre periodismo. Ediciones DASS-UCSE.
Cebrián Herreros, M. (2008). La radio en Internet. De la ciberradio a las redes sociales y la radio móvil. La Crujía.
Díaz Nosty, B. (2017). Diez años que cambiaron los medios (2007-2017). Barcelona: Ariel y Fundación Telefónica. Recuperado de https://www.fundaciontelefonica.com/arte_cultura/publicaciones-listado/pagina-itempublicaciones/itempubli/602/.
Espada, A. (2017). Ecosistema radiofónico online en Argentina: un análisis comparativo de los contenidos de los sitios webs de agregadores, podcasters, radios online y offline. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 4(8), 54-62.
Espada, A. (2018). Nuevos modelos radiofónicos: las redes de podcast en Argentina. Question/Cuestión, 1(59), 1-20.
Fernández, J. L. (2018). Plataformas mediáticas. Elementos de análisis y diseño de nuevas experiencias. La Crujía.
Godinez Galay, F. (2015). Movimiento podcaster: la nueva concreción de la radio libre. Question/Cuestión, 1(46), 135-150.
González Aldea, P. (2011). La radio en Internet: las webs de las cadenas analógicas tradicionales. En Ortíz Sobrino, M.A. y López Vidales, N. (Eds.), Radio 3.0: Una nueva radio para una nueva era: La democratización de los contenidos. Fragua.
Haye, R. (2003). Otro siglo de radio. Noticias de un medio cautivante. La Crujía.
Haye, R. (2016). Versátil como pocos medios. En Haye, R. y Bosetti, O. (comps.), Encrucijadas del nuevo milenio: radio, comunicación y nuevas tecnologías (pp. 7-13). Undav Ediciones.
Kaplún, M. (1978). Producción de programas de radio. Ciespal.
López Vigil, J. I. (1997). Manual urgente para radialistas apasionados. Amarc.
Martini, S. (2000). Periodismo, noticia y noticiabilidad. Editorial Norma.
Ortuño, P., Romera, C. y Villada, P. (2008). El modelo de negocio en Internet de la radio española de cobertura nacional. IC Revista Científica de Información y Comunicación, 5, 288-325.
Papalini, V. (2010). Hermenéutica crítica: apuntes y reflexiones para la investigación en comunicación. En Arrueta, C., Brunet, M. y Guzmán, J. (eds.), La Comunicación como objeto de estudio. (pp. 95-130) Ediciones DASS.
Pérez-Alaejos, M., Pedrero Esteban, L. M., y León-Aizpuru, A. (2018). La oferta nativa de podcast en la radio comercial española: contenidos, géneros y tendencias. Fonseca, Journal of Communication, (17), 91-106.
Proyección Consultores (noviembre de 2021) Monitor de Audiencia de Radio [Archivo PDF]. https://valdezlettieri.files.wordpress.com/2021/12/monitoreo-anual-audiencia-de-radio.pdf
Scolari, C. (2018). Plataformas continentales. En Fernández, J. L. Plataformas mediáticas. Elementos de análisis y diseño de nuevas experiencias (pp. 7-11). La Crujía.
Terol, R., Pedrero Esteban, L. M., y Pérez Alaejos, M. (2021). De la radio al audio a la carta: la gestión de las plataformas de podcasting en el mercado hispanohablante. Historia y Comunicación Social, 26(2), 475-486.
Thompson, J. B. (1993). Ideología y cultura moderna. Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco, México.
Total Medios (12 de abril de 2022). Ranking de radio: Mitre se mantiene como líder y rivadavia se consolida como escolta. https://www.totalmedios.com/nota/48614/ranking-de-radio-mitre-se-mantiene-como-lider-y-rivadavia-se-consolida-como-escolta
Venier, E. (2019). La comunicación radiofónica en la economía de plataformas. El caso del podcasting. Revista Argentina de Comunicación, 7(10), 64-84.
Copyright (c) 2022 Claudio Avilés Rodilla
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.