Politicas públicas e ensino digital
Chaves para pensar a cultura digital
Resumo
A partir da emergência das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) o desafio das políticas públicas implica compreender a articulação entre o acesso de dispositivos, de conectividade e a formação para a aquisição de novas competências que permitam ao cidadão o pleno exercício de seus direitos na era digital. Em consequência, a implementação do Modelo 1:1 na Argentina é um ponto de partida para reflexionar sobre a integração das tecnologias na educação e como resignifica a função de professores e estudantes. O presente trabalho tem como objetivo aprofundar na relação estratégica que existe entre as tecnologias digitais e internet, e a planificação no sistema educativo, no marco da cultura digital e a emergência de conceitos surgidos a partir dessa cultura, tais como inteligência coletiva e cultura participativa.
Downloads
Referências
Alier, M. (2008). Nuevas maneras de compartir y distribuir los contenidos. En: En: Grané, M. & Williem, C. (eds.). Web 2.0: nuevas formas de aprender y participar. Barcelona: Laertes.
Becerra, M. (2012). Redes y medios: la resurrección de la política. En Secretaría de Cultura de la Nación. En la ruta digital: cultura, convergencia tecnológica y acceso: (p. 71-86). Buenos Aires: Secretaría de Cultura.
Becerra, M. (2013). Las noticias van al mercado: etapas de la historia de los medios en la Argentina (p. 39-165). En: Lugones, G. & Flores, J. (comps.). Intérpretes e interpretaciones de la Argentina en el bicentenario. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.
Beltrán, L. R. ( ). En José Luis Exeni (1998). Políticas públicas para la comunicación pública. En Políticas de comunicación. La Paz: Fundación Plural.
Castells, M. (2012). Redes de indignación y esperanza: los movimientos sociales en la era de internet. Madrid: Alianza.
Fernández, P. E. (2013). Las audiencias en la era digital: interacción y participación en un sistema convergente. Question, La Plata, 1 (40). Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/1957
Grané, M. (2009). Contextos, medios y herramientas 2.0 en la práctica educativa (p. 131-157). En: Grané, M. & Williem, C. (eds.). Web 2.0: nuevas formas de aprender y participar. Barcelona: Laertes.
Huergo, J. (2007). Los medios y tecnologías en educación. La Plata. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://www.me.gov.ar/curriform/publica/medios_tecnologias_huergo.pdf
Huergo, J.; Morawicki, K. (2005). La incorporación de medios y tecnologías en prácticas educativas [inédito]. La Plata: Centro de Comunicación y Educación. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://ecaths1.s3.amazonaws.com/comunicacionytics/Incorporacion.de.medios.en.practicas.educativas.118038075.doc
Igarza, R. (2013). Nueva agenda por el libro y la lectura: recomendaciones para políticas públicas en Iberoamérica. Bogotá: CERLALC.
Instituto de Tecnologías Educativas (ITE) (2011). Iniciativas 1:1 [Madrid]: Ministerio de Educación. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://observatorio.relpe.org/wp-content/uploads/2012/02/ITE_informe_1a1_mundial_oct2011.pdf
Jenkins, H. (2008a). Convergence culture: la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós Ibérica.
Jenkins, H. (2008b). Sobre cómo sacar provecho de las nuevas competencias mediáticas en la escuela. Buenos Aires: Educ.ar. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://portal.educ.ar/noticias/entrevistas/henry-jenkins-sobre-como-sacar.php
Jenkins, H. (2009). Fans, blogueros y videojuegos: la cultura de la colaboración. Barcelona: Paidós Ibérica.
Lazzaro, L. (2012). La ciudadanía digital se construye con políticas convergentes (p. 57-70). En: Argentina. Secretaría de Cultura. En la ruta digital: cultura, convergencia tecnológica y acceso. Buenos Aires: Secretaría de Cultura.
Loreti, D. & Lozano, L. (2012). Nociones sobre justicia social digital en el entorno de la convergencia: (p. 45-56). En: Secretaría de Cultura de la Nación. En la ruta digital: cultura, convergencia tecnológica y acceso. Buenos Aires: Secretaría de Cultura.
Maggio, C. (2011). Entrevista a Mariana Maggio (p. 85-95). En: Gvirtz, S; Mastrini, G.; Loreti, D. & Baranchuk, M. (comp.) (2007). Participación y democracia en la sociedad de la información: actas del III Congreso Panamericano de Comunicación. Buenos Aires: Prometeo.
Mattelart, A. (1996). La comunicación-mundo: historia de las ideas y de las estrategias. México, D.F.:
Siglo XXI.
Necuzzi, C. (comp.). Educación y tecnologías: las voces de los expertos. Buenos Aires: ANSES.
Pardo Kuklinski, H. (2007). Nociones básicas alrededor de la web 2.0. En: Cobo Romaní, C.; Pardo Kuklinski, H. Planeta web 2.0: inteligencia colectiva o medios fast food. México DF: FLACSO.
Postman, N. (1992). Tecnópolis: la rendición de la cultura a la tecnología. Barcelona: Galaxia Gutenberg.
Postman, N. (1998). Five things we need to know about technological change. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://www.cs.ucdavis.edu/~rogaway/classes/188/materials/postman.pdf
Psetizki, V. (2009, oct. 16). Laptop for every pupil in Uruguay. BBC News. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8309583.stm
Quevedo, L. A. (2011). Entrevista a Luis Alberto Quevedo (p. 129-134). En: Gvirtz, S; Necuzzi, C.
(comp.). Educación y tecnologías: las voces de los expertos. Buenos Aires: ANSES.
Rossi, D. (2004). La radiodifusión en 1990: exacerbación del modelo privado-comercial (p. 211-235). En: Guillermo Mastrini (ed.). Mucho ruido, pocas leyes: economía y políticas de comunicación en la Argentina, 1920-2004. Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Rossi, D. (2006). Acceso y participación en el nuevo siglo: limitaciones de la política, condicionamientos de los conglomerados. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales. Carrera de Ciencias de la Comunicación. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://www.catedras.fsoc.uba.ar/mastrini/textos/accesoyparticipacionactualizacion%202012.pdf
Sagol, C. (2011). El modelo 1:1: notas para comenzar. Buenos Aires:Ministerio de Educación. Consultado el 15 de febrero de 2014 en: http://bibliotecadigital.educ.ar/uploads/contents/MNetbooks.pdf
Tamayo Sáez, M. (1997). El análisis de las políticas públicas (p. 281). En: Bañon, R. & Carrillo E. (comps). La nueva administración pública. Madrid: Alianza.
Vercelli, A. (2009). Repensando los bienes comunes intelectuales: análisis socio-técnico del proceso de co-construcción entre las regulaciones de derecho de autor y derecho de copia y las tecnologías digitales para su gestión [tesis]. Buenos Aires. Consultado el 15 de marzo de 2014 en: http://www.arielvercelli.org/rlbic.pdf
Villanueva, M. (2014, feb. 23). El aula del futuro. La Nación Revista, 2329, p. 38-40.
Warschauer, M. (2008). Laptops and literacy: a multi-site case study. Pedagogies, 3, p. 56-67. Consultado
el 15 de febrero de 2014 en: http://www.gse.uci.edu/person/warschauer_m/docs/ll-pedagogies.pdf
Zallo, R. (1988). Economía de la comunicación y la cultura. Madrid: Akal.
Zappalá, D.; Köppel, A. & Suchodolski, M. (2011). Inclusión de TIC en escuelas para alumnos sordos. Buenos Aires: Ministerio de Educación. (Serie computadoras portátiles para las escuelas de educación especial. Consultado Recuerado el 15 de febrero de 2014 en: http://escritoriodocentes.educ.ar/datos/recursos/articulos/m-sordos.pdf
Copyright (c) 2014 Paola Elisabet Fernández
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.