Podcasts diários de notícias na Espanha

Evolução da oferta e contribuições narrativas do formato

Palavras-chave: Daily, Podcast, Áudio, Notícias, Jornais

Resumo

O sucesso do podcast diário de notícias The Daily, um formato de áudio sem precedentes nascido em um jornal tradicional e produzido em bases narrativas e estéticas diferentes daquelas do noticiário de rádio, levou ao aparecimento de réplicas em jornais impressos e digitais em todo o mundo. Este artigo descreve a aparência e o desenvolvimento das diferentes variantes dos podcasts diários de notícias na Espanha e propõe uma análise comparativa entre os três títulos mais competitivos: El Mundo al día, do jornal El Mundo; Un tema Al Día, do jornal el Diario; e Hoy en EL PAÍS, do jornal El País. Baseado em um estudo quantitativo e qualitativo de 28 variáveis narrativas, expressivas e estratégicas, o estudo sistematiza as características distintivas de um formato que renovou os cânones de reportagem de notícias sonoras e transformou o áudio em um novo e cada vez mais eficiente canal de comunicação para a imprensa. Os resultados revelam que este formato explica e não apenas conta a notícia; que está intimamente ligado à figura do apresentador; que ajuda a compreender e valorizar melhor o trabalho do jornalista; e que se torna um valioso repositório documental de áudio digital que é facilmente recuperável e reutilizável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amoedo, A. (2022). La escucha de pódcast crece entre los internautas españoles. Digital News Report España 2022, Universidad de Navarra. https://bit.ly/3oV4TMU.

Barbaro, M. (2022). Celebrating 5 Years of The Daily. The New York Times, 18/02/2022. https://nyti.ms/3LM5hqT.

Cadenas, I. (2022). Nace Hoy en EL PAÍS, un podcast diario narrativo y de actualidad. El País, 27/02/2022, https://bit.ly/343kzXk.

Cano, F. (2021). OJD: El País cierra 2020 con 70.000 ejemplares de difusión y El Mundo con 42.000. https://bit.ly/3CnEbm9.

Carvajal, M.; Marín-Sanchiz, C.R. y Navas, C. J. (2022). El ecosistema del podcast diario desde la perspectiva de la estrategia y el modelo de negocio. Profesional de la Información, (31)5. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.14.

Celaya, J. (2021). El podcast en plena vorágine de la creatividad y abundancia de contenidos. Su Atención, Por Favor, https://spoti.fi/3fQL2tB.

Cebrián Herreros, M. (1992). Géneros informativos audiovisuales. Ciencia 3.

Chan-Olmsted, S.; Wang, R. (2020). Understanding podcast users. New Media Soc., 20, 684-704. https://doi.org/10.1177/1461444820963776.

Crampton, C. (2018). The Guardian is getting into the daily news podcast game. Heres what it learned the last time it tried. Nieman Lab. https://bit.ly/3SAXLmq.

El País (2022). ‘Hoy en EL PAÍS’ supera los 10 millones de reproducciones. 02/10/2022. https://bit.ly/3rkfl1D.

Espinosa de los Monteros, M.J. (2018), Diez claves para analizar los daily podcasts. El País, 21/12/2018. https://bit.ly/3emNrf5.

Fuentes, A., (18 de junio de 2022) Formatos Periodísticos en el Podcasting. [Mesa redonda] Sesiones Podtalks 2022. Madrid, Espacio Fundación Telefónica.

Gallego-Pérez, J. I. (2010). Podcasting. UOC.

Ganyet, J.M. (2021). El podcast es la respuesta. La Vanguardia, 14/03/2021. https://bit.ly/3oTPBHX.

González, D. (2022). El daily de El País logra el hito de los cinco millones de descargas. Red de Periodistas, 29/06/2022. https://bit.ly/3brbXOb.

Herrera Damas, S. (2007). Las cualidades del buen creador de reportajes en radio. Revista Re-presentaciones. Periodismo, Comunicación y Sociedad, (1)2, enero-julio 2007, p. 81-101. http://hdl.handle.net/10016/12587.

Isabel Cadenas: ¿Cómo se construye día a día Hoy en EL PAÍS, el daily más exitoso de habla hispana? The Coffee (2022). 25/04/2022. https://apple.co/3oUs1Lk.

Leoz-Aizpuru, A. y Pedrero-Esteban, L.M. (2022). Audio Storytelling Innovation in a Digital Age: The Case of Daily News Podcasts in Spain. Information, (13)4, https://doi.org/10.3390/info13040204.

Lopezosa C., Trillo-Domínguez, M. y Cabrera-Méndez, M., (2021). El SEO en la empresa periodística: percepciones y elementos clave para su adopción en las redacciones. Revista Latina de Comunicación Social, 79, 27-45. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1487.

Lozić J. and Fotova Čiković, K. 2021. The impact of digital transformation on the business efficiency of the New York Times. UTMS Journal of Economics (12)2, 225-239.

Lindgren M. (2021). Intimacy and Emotions in Podcast Journalism: A Study of Award-Winning Australian and British Podcasts, Journalism Practice, 1-16. https://doi.org/10.1080/17512786.2021.1943497.

Martínez-Costa, M.P.; Sánchez-Serrano, C.; Pérez-Maíllo, A.; Lus-Gárate, E. (2021). La oferta de pódcast de la prensa regional en España: estudio de las marcas centenarias de Castilla y León y Navarra. adComunica. Revista de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 21. http://dx.doi.org/10.6035/2174-0992.2021.21.11.

Martínez-Costa, M.P. y Legorburu Hortelano, J.M. (2020). Audio digital e interfaces de voz: una nueva era para la sonosfera. L.M. Pedrero-Esteban y A. Pérez-Escoda (eds). Cartografía de la Comunicación Postdigital: Medios y audiencias en la sociedad de la COVID-19, (pp. 303-330). Aranzadi.

Martínez-Costa, M.P. y Lus Gárate, E. (2019). El éxito de los podcasts de noticias y su impacto en los medios de comunicación digital. Miguel Hernández Communication Journal, 10(2), 323-340 https://doi.org/10.21134/mhcj.v10i0.314.

Martínez-Costa, M.P.; Amoedo-Casais, A. y Moreno-Moreno, E. (2022). Valor periodístico del podcast: análisis de la oferta, producción y publicación de los medios nativos digitales en España. Profesional de la Información, (31)5. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.03.

Martínez-Otón, L.; Rodríguez-Luque, C.; Alcudia Borreguero, M. (2019). El reportaje de historias de vida como punto de partida de la radio dramatizada y el podcast de no ficción en el ecosistema digital. Index Comunicación, Revista científica en el ámbito de la Comunicación Aplicada, (9)2, 135-162.

Nace la nueva voz del diario, El País Audio. El País, 03/10/2021. https://bit.ly/3B5J0Ph.

Nafría, I. (2022). La mayoría de edad de los podcasts. Tendenci@s 62, 27/02/2022, https://bit.ly/3JxqIvu.

Newman, N. (2018). Podcast and new audio strategies. Newman, N.; Fletcher, R.; Kalogeropoulos, A; Levy, D y Nielsen, R.K. Reuters Institute Digital News Report 2018. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Newman, N. y Gallo, N. (2019). News podcast and the opportunities for publishers. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Newman, N. y Gallo, N. (2020). Daily news podcasts: building new habits in the shadow of coronavirus. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Newman, N.; Fletcher, R.; Robertson, C.T; Eddy, K. y Nielsen, R.K. (2022). Reuters Institute Digital News Report. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Orrantia, A. (2019). Diez claves para contar buenas historias en podcast. O cómo producir contenidos en un entorno digital cambiante. UOC.

Pedrero-Esteban, L.M.; Marín-Lladó, C. y Martínez-Otón, L. (2022). La programación radiofónica en la era del consumo bajo demanda (1999-2020). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, (28)2, 367-377. https://dx.doi.org/10.5209/esmp.80720.

Pérez-Escoda, A. y Pedrero-Esteban, L.M. (2021). Retos del periodismo frente a las redes sociales, las fake news y la desconfianza de la generación Z. Revista Latina de Comunicación Social, 79, 67-85. https://doi.org/10.4185/RLCS-2021-1519.

Piñeiro-Otero, T. y Pedrero-Esteban, L.M. (2022). La comunicación sonora ante el renacimiento del audio digital. Profesional de la Información, (31)5. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.07.

PRISA (2022). Áreas de actividad. https://www.prisa.com/es/info/el-pais.

Ramírez, M. (2022). El Periódico. 25 años de auge y catarsis del periodismo en Internet. Debate.

Reis, A.I. (2018). Invisible audio: An analysis of the podcasts of Portuguese newspapers. Revista Lusófona de Etudos Culturais, (5)1. 227-243.

Rime, J., Pike, C. y Collins, T. (2022). What is a podcast? Considering innovation in podcasting through the six-tensions framework. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, (0)0, 1-23. https://doi.org/10.1177/13548565221104444.

Sellas, T. (2012). A two-dimensional approach to the study of podcasting in Spanish talk radio stations. Radio journal: international studies in broadcast & audio media, (10)1. Bristol: Intellect, 7-22. https://doi.org/10.1386/rjao.10.1.7_1.

Terol-Bolinches, R.; Pedrero-Esteban, L.M.; Pérez-Alaejos, M.P.M. (2021). De la radio al audio a la carta: la gestión de las plataformas de podcasting en el mercado hispanohablante. Historia y Comunicación Social, (26)2, 475-485. https://dx.doi.org/10.5209.hics.7710.

Triton Digital (2022). Triton Digital publica el informe de podcasts de Estados Unidos de mayo de 2022. Triton, 27/06/2022. https://bit.ly/3btD771.

Ulibarri, E. (1994). Idea y vida del reportaje. Trillas.

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Martínez Otón, L., Leoz Aizpuru, A., & Pedrero Esteban, L. M. (2022). Podcasts diários de notícias na Espanha: Evolução da oferta e contribuições narrativas do formato. Austral Comunicación, 11(2), 1-27. https://doi.org/10.26422/aucom.2022.1102.leo
Seção
Artigos monográficos