Complexidade social e qualidade informativa
Para um jornalismo “glocal”
Resumo
Na chamada sociedade da informação (e do conhecimento), a qualidade informativa é, ainda mais, um bem público imprescindível e irrenunciável para qualquer cidadão que queira exercer seus direitos cívicos e políticos. Por isso, precisamos contar com meios de comunicação bem-estabelecidos que difundam uma informação relevante e de qualidade. Mas o jornalismo não depende apenas de questões estruturais, senão também dos condicionantes e limites (como por exemplo, a simplificação) que marcam a tanto a práxis profissional, quanto os limites de tipo sociológico ou político. A complexidade social requer um tratamento da informação que possa explicar a realidade, o que implica aproveitar os métodos das ciências e, ao mesmo tempo, praticar um jornalismo no qual se relacionem dialeticamente as esferas globais e locais.
Downloads
Referências
Augé, M. (2001). Ficciones de fin de siglo. Barcelona: Gedisa.
Borjesson, K. (2002). Into the Buzzsaw: leading journalists explore the myth of a free press. Amherst: Prometheus Books.
Brooks, B. S. (1997). Journalism in the information age: a guide to computers for reporters and editors.
Boston: Allyn and Bacon.
Bueno, G. (2002). Telebasura y democracia. Barcelona: Ediciones B.
Cayrol, R. (1997). Médias et démocratie: la dérive. París: La Bibliothèque du Citoyen, Presses de Sciences Po.
Cubells, M. (2003). ¡Mírame, tonto! Barcelona: Robinbook.
Cué, C. E. (2004). Pásalo. Madrid: Península.
Debord, G. (1976). La sociedad del espectáculo. Madrid: Castellote.
Fraguas de Pablo, M. (1985). Teoría de la desinformación. Madrid: Alhambra.
Garrison, B. (1995). Computer-assisted reporting. Hillsdale: LEA.
Glasser, T. L. (ed.) (1999). The idea of public journalism. Nova York: The Guilford Press.
Gómez Mompart, J. L. (2001). Periodismo de calidad para una sociedad global. Pasajes 7, p. 25-35.
Gómez Mompart, J. L. (2003). “El periodismo después del fin del periodismo”. En: Company, A. et al. (eds.). Aportacions de la comunicació a la comprensió de la història del segle XX: la comunicación audiovisual en la història (p. 255- 267). Palma: Universitat de les Illes Balears.
Gómez Mompart, J. L. et al. (eds.). (2013). La calidad periodística: teorías, investigaciones y sugerencias profesionales. Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume I; Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat Pompeu Fabra; València: Universitat de València.
Iorio, S. H. (ed.) (2004). Qualitative research in journalism: taking it to the streets. Mahwah (NJ), London: Lawrence Erlbaum Associates.
Jowett, G. S. & O’Donnell, V. (1999). Propaganda and persuasion. London: Sage.
Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2003). Los elementos del periodismo. Madrid: Santillana.
Labasse, B. (1997). Repenser la information?: vieux schémas et nouveaux enjeux. Les Cahiers du Journalism 3, p. 26-35.
MacArthur, J. R. (2002). El segundo frente: censura y propaganda en la Guerra del Golfo. Madrid: C. de Langre.
Marcuse, H. (1969). El hombre unidimensional: ensayo sobre la ideología de la sociedad industrial avanzada. Barcelona: Seix Barral.
Martínez, G. (2004). Pásalo. Barcelona: Debolsillo.
Mills, C. W. (1981). La imaginación sociológica. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
Morin, E. (1994). Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa.
Morresi, E. (2003). Etica della notizia: fondazione e critica della morale giornalistica. Bellinzona: Casasgrande-Saggi.
Noelle-Neumann, E. (1995). La espiral del silencio: opinión pública: nuestra piel social. Barcelona: Paidós.
Partal, V. & Otamendi, M. (2004). 11-M: el periodisme en crisi. Barcelona: Ara Llibres.
Parreño Rabadán, M. (2013). “La argumentación de los periodistas sobre la calidad del periodismo”. En: Gómez Mompart, J. L. et al. (eds.). La calidad periodística: teorías, investigaciones y sugerencias profesionales (p. 105-118). Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume I; Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat Pompeu Fabra; València: Universitat de València.
Pásalo (2004). Madrid: Traficante de los Sueños.
Pasolini, P. P. (1983). Escritos corsarios. Barcelona: Planeta.
Ramoneda, J. (2 004). “El poder está en otra parte”, El País, Madrid, 5 de septiembre.
Robert, B. (1997). Médias et situations de crise: invitation à un partage d’expérience. Les Cahiers du Journalism 3, p. 70-77.
Rodríguez, P. (2004). El 11-M, mentira de Estado. Barcelona: Ediciones B.
Rousseaux, N. (1996). Causes et solutions endògenes à la crise du journalisme écrit généraliste. Les Cahiers du Journalism 2, p. 166-175.
Schwartzenberg, R.-G. (1977). L’État spectacle: essai sur et contre le star system en politique. Paris: Flammarion.
Tuchman, G. (1983). La producción de la noticia: estudio sobre la construcción de la realidad. México D.F.: Gustavo Gili.
Verdú, V. (2003). El estilo del mundo: la vida en el capitalismo de ficción. Barcelona: Anagrama.
Vidal-Beneyto, J. (2004). “Cultura, saber social y pedagogía ciudadana”. El País, Madrid, 31 de julio.
Volkoff, V. (1999). Petite histoire de la désinformation: du cheval de Troie à internet. Mónaco: Editions du Rocher.
Watine, T. (1997). Journalisme et complexité. Les Cahiers du Journalism 3, p. 14-25.
Wolton, D. (1999). Sobre la comunicación: una reflexión sus luces y sus sombras. Madrid: Acento.
Copyright (c) 2013 Josep Lluís Gómez Mompart
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.