O fenômeno booktok e a leitura na pandemia: jovens, telas, livros e editoras

Palavras-chave: TikTok, Booktok, pandemia, leitura, indústria editorial, tecnologias digitais

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de descrever e analisar o uso que jovens leitores e, em particular, as jovens leitoras fazem da rede social TikTok quando atuam como mediadoras de livros e compartilham suas experiências literárias com seus seguidores. A partir da consideração da leitura como uma prática sociocultural e histórica que se modifica ao longo do tempo, percebemos uma crescente ligação entre livros e telas. Com relação à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa e situada, em particular, com base em entrevistas em profundidade com orientação biográfica. Com base nisso, analisamos as mudanças no uso das tecnologias digitais entre os leitores e, especialmente, o fenômeno booktok na Argentina, desde a quarentena decretada pelo avanço do Coronavírus. Como conclusão deste trabalho, é possível afirmar que essas pessoas (conhecidas como bookmakers) aprofundaram as tendências que já vinham ocorrendo entre os jovens leitores em relação ao uso das tecnologias digitais. Estes usos possibilitaram mudanças em diversas áreas de suas biografias (como educação, trabalho, e seus vínculos com outros leitores) e, por sua vez, transformaram a própria indústria editorial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albarello, F. (2019). Lectura transmedia: leer, escribir, conversar en el ecosistema de pantallas. Ampersand.

Albarello, F., Arri, F. y García Luna, A. L. (2020). Entre libros y pantallas: los booktubers como mediadores culturales. Ediciones Universidad del Salvador.

Alemany, C., Bayona, V., Calligaris, T., Corbetto, M., Gómez, M., Scherer, F. y Teti, L. (2019). Esos raros relatos nuevos. Catapulta.

Ávila, L. (2017a). Malos 1. ¿De que lado estás? Editorial Planeta.

Ávila, L. (2017b). Malos 2. Mismo juego, nuevas reglas. Editorial Planeta.

Ávila, L. (2017c). Malos 3. ¿Quién te salvará ahora? Editorial Planeta.

Becker, H. (2008). Los mundos del arte. Sociología del trabajo artístico. Universidad Nacional de Quilmes.

Bergé Via, G. (2018). ¿Qué leen los jóvenes? Los booktubers como prescriptores de literatura juvenil (Tesis de maestría). Universitat Oberta de Catalunya.

Cámara Argentina de Internet. (2020). Reporte CABASE Internet Index 2do Semestre 2020. https://bit.ly/3gVp0Yz.

Cámara Argentina del Libro. (2021). Informe de producción del libro argentino 2020. https://issuu.com/camaradellibro/docs/2021.03.29_informe_de_producci_n_anual_2020.

Chartier, R. y Cavallo, G. (Dirs.). (2011). Historia de la lectura en el mundo occidental. Taurus.

Cocktail. (2021). Estadísticas de TikTok. https://cocktailmarketing.com.mx/estadisticas-de-tiktok/.

Cuestas, P. y Saez, V. (2020). Tecnologías digitales, comunidades virtuales y nuevas formas de leer. ¿Qué está pasando en el sector editorial juvenil en Argentina? Álabe, (22), 1-19. http://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/558/364.

Cuestas, P. (2022). Una vuelta de tuerca en el mundo de la edición: jóvenes leyendo, haciendo y vendiendo libros. Trabajo y sociedad, 38(23), 383-413. https://www.unse.edu.ar/trabajoysociedad/38%20CUESTAS%20trabajo%20digital%20jovenes.pdf.

Dente, C., Gómez, M., Torres, E., Valotta, F. y Yanelli, M. (2017). Érase una vez… Temas de hoy.

Domínguez Correa, B. (2016). Análisis del fenómeno Booktube en España (Trabajo final de grado). Universidad Nacional de Valencia, Valencia.

Establés, M. J., Guerrero-Pico, M. y Contreras-Espinosa, R. S. (2019). Jugadores, escritores e influencers en redes sociales: procesos de profesionalización entre adolescentes. Revista Latina de Comunicación Social, (74). https://doi.org/10.4185/RLCS-2019-1328.

Fornari, L. y Cruz Lamas, S. (Anfitrionas). (18 de mayo de 2021). Fenómeno Booktok. Episodio 1. Booktok… ¿qué es eso, se come? (ft. Agus Grimmpitch). [Episodio de Pódcast]. En Fenómeno Booktok. Spotify. https://open.spotify.com/episode/1dInUBxc0gVtzBOvDu9Lq0?si=dbbea6fe97b14918.

Fornari, L. y Cruz Lamas, S. (Anfitrionas). (13 de septiembre de 2021). Episodio 17. Leer no es sinónimo de competir. [Episodio de Pódcast]. En Fenómeno Booktok. Spotify. https://open.spotify.com/episode/4lkTI2PKe2QdpsNBCWPC4V?si=24b51f162a444d2a.

García Canclini, N., Gerber Bicecci, V., López Ojeda, A., Nivón Bolán, E., Pérez Camacho, C., Pinochet Cobos, C. y Winocur, R. (2015). Hacia una antropología de los lectores. Ediciones Culturales Paidós.

Godoy, A. (2016). Mi amor de Wattpad. Editorial Planeta.

Godoy, A. (2019). A través de mi ventana. Montena.

Gómez, A. (10 de abril de 2021). Booktoker: la nueva moda de recomendar libros en TikTok. IP Cultural. https://ip.digital/nota/2707-booktoker-la-nueva-moda-de-recomendar-libros-en-tiktok.

Gómez, M. (2020). El guerrero oculto. Puck.

Guiñez-Cabrera, N. y Mansilla-Obando, K. (2022). Booktokers: Generar y compartir contenidos sobre libros a través de TikTok. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, 30(71). https://doi.org/10.3916/C71-2022-09.

Jenkins, H. (2008). Convergence culture: la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Paidós.

Latour, B. (2008). Reensamblar lo social. Una introducción a la teoría del actor-red. Ediciones Manantial.

Lluch, G. (2017). Los jóvenes y adolescentes comparten la lectura. En Cruces, F. (Dir.), ¿Cómo leemos en la sociedad digital? (pp. 31-54). Ariel.

Papalini, V. (2012). Las lecciones de los lectores. A propósito de la recepción literaria. Álabe, 6, 1-21. http://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/98/100.

Pates, G. (2015). ¿Los jóvenes no leen? Experiencias de lecturas en booktubers. Revista Letras, 1, 125-131. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/46664.

Pates, G, (2021). “El mercado es como la marea”. Editoriales, editores/as y literatura juvenil en Argentina. Badebec, 11(21), 86-109. https://revista.badebec.org/index.php/badebec/article/view/514.

Petit, M. (1999). Nuevos acercamientos a los jóvenes y la lectura. Fondo de Cultura Económica.

Petit, M. (2001). Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. Fondo de Cultura Económica.

Piovani, J. I. (2018). La entrevista en profundidad. En Marradi, A., Archenti, N. y Piovani, J. I. (Comps.), Manual de Metodología de las Ciencias Sociales (pp. 265-278). Siglo XXI.

Pizzicotti, M. (2021). Todas nuestras noches. V&R Editoras.

Riera, J. (2016). Las reglas del boxeador. Editorial Planeta.

Riera, J. (2017). Las reglas del destino. Editorial Planeta.

Riera, J. (2018). Hoffland, mis reglas. Editorial Planeta.

Resco, V. (2022). Reino de papel. V&R Editoras.

Ron, M. (2017). Culpa mía. Penguin Random House.

Ron, M. (2018). Culpa nuestra. Penguin Random House.

Saez, V. (2019). De las pantallas al papel. Nuevos acercamientos de las jóvenes a la literatura. El Toldo de Astier, 10(18), pp. 42-51.

Saez, V. (2021). Experiencias de lectura en la era digital. El caso Wattpad. Questión, 68(3). https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/6673/5733.

Saferstein, E. (2021). ¿Cómo se fabrica un best-seller político? La trastienda de los éxitos editoriales y su capacidad de intervenir en la agenda pública. Siglo XXI.

Sapiro, G. (2009). Les contradictions de la globalisation éditoriale. Nouveau Monde.

Sautu, R. (1998). El método biográfico. La reconstrucción de la sociedad a partir del testimonio de los actores. Editorial de Belgrano.

Sibilia, P. (2008). La intimidad como espectáculo. Fondo de Cultura Económica.

Szpilbarg, D. (2019). Cartografía argentina de la edición mundializada. Modos de hacer y pensar el libro en el siglo XXI. Tren en Movimiento.

TikTok 2021: esto fue lo más destacado en el año. (14 de diciembre de 2021). Infobae. https://www.infobae.com/america/tecno/2021/12/15/tiktok-2021-esto-fue-lo-mas-destacado-en-el-ano/.

Tomasena, J. M. (2019). Libros y pantallas: la popularidad de los booktubers. En Lectoescritura digital. Secretaría General Técnica, Centro de Publicaciones, Ministerio de Educación y Formación Profesional. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/190702/TOMASENA.pdf?sequence=1.

Trimarchi, M. (2016). Más allá de la realidad. Editorial Montena.

Trimarchi, M. (2017). Histeria. Editorial Montena.

unapalomalectora [@unapalomalectora]. (15 de noviembre de 2020). Cual libro los hizo llorar? #booktok #libros #books #booking #bookish #escritor #writer #bookworm [Video]. TikTok. https://www.tiktok.com/@unapalomalectora/video/6895475018734603521?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=es.

unapalomalectora [@unapalomalectora]. (5 de diciembre de 2020). @luubooks esto describe nuestras juntadas prácticamente #booktok #bookish #booking #book #libros #librosjuveniles #librosfantasia #clubdelectura [Video]. TikTok. https://www.tiktok.com/@unapalomalectora/video/6902949982530194689?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=es.

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Siglo XXI.

victoriacomelibros [@victoriacomelibros]. (21 de septiembre de 2022). @buscalibre #booktok #tiktoklibros #librostiktok #librosen60s #libros #leer #buscalibre #fyp #fy #parati #misterio [Video]. TikTok. https://vm.tiktok.com/ZMN17R2Tj/?k=1.

Vigna, D. y Coppari, L. (2020). Nuevos actores en el ecosistema del libro: bookstagrammers argentinas y la recomendación digital de literatura contemporánea. Austral Comunicación, 9(2), 349-373. https://doi.org/10.26422/aucom.2020.0902.vig.

Xu, L. Yan, X. y Zhang, Z. (2019). Research on the Causes of the “Tik Tok” App Becoming Popular and the Existing Problems. Journal of Advanced Management Science, 7(2), 59-63. http://www.joams.com/uploadfile/2019/0613/20190613034911476.pdf.

Zhang, Z. (2021). Infrastructuralization of Tik Tok: transformation, power relationships, and platformization of video entertainment in China. Media, Culture & Society, 43(2). https://doi.org/10.1177/0163443720939452.

Publicado
2022-06-30
Como Citar
Cuestas, P., Pates, G., & Saez, V. (2022). O fenômeno booktok e a leitura na pandemia: jovens, telas, livros e editoras. Austral Comunicación, 11(1). https://doi.org/10.26422/aucom.2022.1101.pat
Seção
Artigos livres