O currículo vitae na campanha argentina 2015
Uma análise das histórias da trajetória educacional e profissional de Macri e Scioli
Resumo
Nos últimos tempos, a comunicação política incorporou múltiplas e diversas “narrativas biográficas” em suas estratégias, ou seja, dispositivos discursivos que os líderes políticos usam para explicitar suas identidades e contar suas histórias pessoais. Nesta pesquisa nos limitaremos a um tipo específico dessas narrativas biográficas: o curriculum vitae, entendido como o conjunto de histórias sobre educação e carreira profissional. Orientados pela metodologia de Estudo de Caso e mediante a aplicação de ferramentas de Análise do Discurso, analisaremos as histórias dos candidatos Mauricio Macri e Daniel Scioli na campanha presidencial argentina de 2015. Que estudos e experiências de trabalho, de todas aqueles que têm, decidiram narrar? Como e por que eles os contaram? Veremos, entre outras coisas, que Macri dava ênfase aos estudos universitários, enquanto Scioli, por outro lado, preferia contar seus anos de ensino médio; e que, no que se refere à experiência profissional, ambos priorizaram suas vivências relacionadas ao mundo do esporte, Macri como presidente de clube de futebol e Scioli como piloto de motonáutica. A análise nos ajudará a demonstrar que os candidatos argentinos realizaram uma estratégia de curriculum vitae que consistia na seleção de determinados marcos educacionais e profissionais e na omissão ou minimização de outros. No desenho dessas estratégias, foram levados em consideração os ethe anteriores dos candidatos e optamos por algo que chamaremos “retórica outsider”.
Downloads
Referências
A días de las elecciones, Daniel Scioli se recibió en la UADE de licenciado en Comercialización. (5 de octubre de 2015). La Nación. https://bit.ly/37oabas.
Amossy, R. (2018). La presentación de sí. Ethos e identidad verbal. Prometeo.
Annunziata, R. (2018). “Si viene, yo lo voto”: la proximidad en timbreos y visitas de Mauricio Macri durante la campaña electoral y su primer año de gobierno (2015-2016). Austral Comunicación, 7(1), 57-90. https://doi.org/10.26422/aucom.2018.0701.ann.
Arfuch, L. (2010). El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea. Fondo de Cultura Económica.
Ariza, A. (2016). Mauricio Macri: Claves de una campaña virtual exitosa. XII Congreso Nacional y V Congreso Internacional sobre Democracia. Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales, Universidad Nacional de Rosario, 12 de septiembre de 2016.
Arnoux, E. (2006). Introducción al Análisis del Discurso. Modos de abordar materiales de archivo. Santiago Arcos.
Arnoux, E. (2019). El Análisis del Discurso como campo académico y práctica interpretativa. En Londoño Zapata, O. y Olave Arias, G. (Coords.), Métodos de Análisis del Discurso. Perspectivas argentinas (pp. 19-40). Ediciones de la U.
Barr, R. (2009). Populists, outsiders, and anti-establishment politics. Party Politics, 15(1), 29-48.
Carreras, M. (2012). The rise of outsiders in Latin America, 1980-2010: an institutionalist perspective. Comparative Political Studies, 45(12), 1451-1482. https://doi.org/10.1177/0010414012445753.
Carreras, M. (2013). Presidentes outsiders y ministros neófitos: un análisis a través del ejemplo de Fujimori. América Latina Hoyk, (64), 95-118.
Catelli, N. (2007). En la era de la intimidad. Beatriz Viterbo Editora.
Cerna Villagra, S. (2011). La senda del outsider: factores que explican la emergencia de candidatos exógenos al sistema de partidos en Perú y Paraguay. Estudios Paraguayos, XXIX y XXX(1 y 2), 117-145.
Charaudeau, P. (2005). Le discours politique. Les masques du pouvoir. Vuibert.
Charaudeau, P. (2009). Identité sociale et identité discursive. Un jeu de miroir fondateur de l’activité langagière. En Charaudeau, P. (Ed.), Identités sociales et discursives du sujet parlant. L’Harmattan. http://www.patrick-charaudeau.com/Identite-sociale-et-identite,217.html.
Corrales, J. (2008). Latin America’s neocadillismo: ex-presidents and newcomers running for president… and winning. Latin American Politics and Society, 50(3), 1-35.
Daniel Scioli. (23 de junio de 2015). Daniel Scioli - Entrevista en Animales Sueltos [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://bit.ly/3aOWdlo.
Daniel Scioli. (31 de julio de 2015). Daniel Scioli - Acá está [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/e1T3ZjCMN1g.
Daniel Scioli (21 de octubre de 2015). Daniel Scioli - Entrevista con Fantino [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/rQqXgHpHpMU.
Daniel Scioli. (9 de noviembre de 2015). Daniel Scioli - Hora de decisiones [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/_yj63oDQmK4.
Daniel Scioli. (19 de noviembre de 2015). Daniel Scioli - Con Karina en “Morfi, todos a la mesa” [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/iPle5NQvTDk .
Denunciaron a Scioli por su título universitario. (3 de noviembre de 2015). Clarín. https://bit.ly/3mu61E0.
El Newman: del rugby a la política, la escuela del dinero y el poder. (14 de noviembre de 2015). Perfil. https://bit.ly/3p2aArn.
El título universitario de Daniel Scioli, otra vez bajo sospecha. (7 de noviembre de 2016). Clarín. https://bit.ly/38xSkiD.
El Trece. (2 de agosto de 2015). Almorzando con Mirtha Legrand - Programa 02/08/15 [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://bit.ly/3aMlzjC.
Errera, C. (2006). La vie privée des politiques, un tabou de la presse française. Communication et langages, (148), 81-102. https://doi.org/10.3406/colan.2006.4598.
Gioannini, M. (2019). Sri sri mauricio: Consejos presidenciales para una vida exitosa. Análisis de la nueva era en el discurso oficial del presidente Mauricio Macri. Hologramática, 1(29), 57-79.
La universidad pública dejó de formar presidentes. (8 de agosto de 2015). Infobae. https://bit.ly/3t9RQag.
Langer, A. I. (2007). A Historical Exploration of the Personalisation of Politics in the Print Media: The British Prime Ministers (1945-1999). Parliamentary Affairs, 60(3), 371-387.
Langer, A. I. (2010). The Politization of Private Persona: Exceptional Leaders or the New Rule? The Case of the United Kingdom and the Blair Effect. International Journal of Press/Politics, 15(1), 60-76.
Macri, M. (27 de julio de 2015). El gran desafío [Web]. Mauricio Macri. https://bit.ly/2RhprOI.
Maingueneau, D. (2002). Problèmes d´ethos. Practiques, (113-114), 55-68.
Martín Salgado, L. (2002). Marketing político. Arte y ciencia de la persuasión en democracia. Paidós.
Martínez Carazo, P. (2006). El método de estudio de caso: estrategia metodológica de la investigación científica. Pensamiento & Gestión, (20), 165-193.
Montero, A. S. (2012). Los usos del ethos. Abordajes discursivos, sociológicos y políticos. RÉTOR, 2(2), 223-242.
Pérez, S. (2013). Ser mujer y ser Presidenta: la construcción discursiva de la imagen de Cristina Fernández de Kirchner en el discurso presidencial, 2007-2011. En Balsa, J. (Ed.), Discurso, política y acumulación en el kirchnerismo (pp. 157-176). Universidad Nacional de Quilmes/Centro Cultural de la Cooperación.
Quintans, M. (5 de octubre de 2015). Daniel Scioli se recibió de Licenciado en Comercialización. Infobae. https://bit.ly/33vNlg1.
Rahat, G. y Kenig, O. (2018). From Party Politics to Personalized Politics?: Party Change and Political Personalization in Democracies. Oxford Scholarship.
Rahat, G. y Sheafer, T. (2007). The Personalization(s) of Politics: Israel, 1949-2003. Political Communication, (24), 65-80.
Rebolledo, M. (2017). La personalización de la política: una propuesta de definición para su estudio sistemático. Revista de Comunicación, 16(2), 147-176.
Rodríguez Andrés, R. (2016). El ascenso de los candidatos outsiders como consecuencia de las nuevas formas de Comunicación Política y la desafección ciudadana. Comunicación y Hombre, (12), 73-95.
Sarasqueta, G. (2020). Anatomía del relato político: conceptualización, funciones y piezas de una herramienta comunicacional estratégica. El caso del presidente Mauricio Macri (2015-2018). Política y Sociedad, 57(3), 821-841. https://dx.doi.org/10.5209/poso.67224.
Scioli, D. [@danielscioli]. (5 de octubre de 2015). Misión cumplida [Twit]. Twitter. https://bit.ly/3qbunVy.
Slimovich, A. (2017a). Los usos de Facebook y Twitter en el período de la campaña presidencial argentina de 2015. En Sutil Martín, D. y Luna García, A. (Eds.), Narrativas sociopolíticas en pleno siglo XXI: Perspectivas multidisciplinares en un mundo global. Global Knowledge Academics.
Slimovich, A. (2017b). La ruta digital a la presidencia argentina. Un análisis político e hipermediático de los discursos de Mauricio Macri en las redes sociales. Dixit, (26), 24-43. http://dx.doi.org/10.22235/d.v0i26.1321.
Stanyer, J. (2013). Intimate Politics. Publicity, Privacy and the Personal Lives of Politicians in Media-Saturated Democracies. Polity Press.
Telefe. (26 de octubre de 2015). Daniel y Lorena Scioli, la historia de un reencuentro en “Morfi, todos a la mesa” [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/CZElNysxdJQ.
Telefe. (17 de noviembre de 2015). Entrevista a Mauricio Macri y Juliana Awada - Morfi [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/9S9a2PNTzuM.
TVargenta999. (13 de noviembre de 2015). Macri en Animales Sueltos / Fantino – HD [Archivo de Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/QwHLGczB-8w.
Van Santen, R. y Van Zoonen, L. (2010). The Personal in Political Television Biographies. Biography, 33(1), 46-67.
Van-Aelst, P., Sheafer, T. y Stanyer, J. (2011). The personalization of mediated political communication: A review of concepts, operationalizations and key findings. Journalism, 13(2), 203-220.
Vommaro, G., Morresi, S. y Bellotti, A. (2015). Mundo PRO. Anatomía de un partido fabricado para ganar. Planeta.
Copyright (c) 2021 Santiago Castelo Heymann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.