Antecedentes e fundamentos da teoria do framing na comunicação
Resumo
Durante os últimos anos, a teoria do framing ocupou um lugar destacado nos estudos de comunicação. No entanto, seus fundamentos conceituais podem encontrar-se fora desse campo de estudo, especialmente em três áreas da sociologia interpretativa: o interacionismo simbólico, a fenomenologia e a etnometodologia, cujas preocupações estão orientadas à construção social da realidade e da produção de sentido na interação ou intercâmbio comunicativo. O presente trabalho procura recuperar tais bases teóricas e aprofundar nas primeiras aplicações do termo frame (quadro), que nasceu na psicologia de Gregory Bateson como um conceito de caráter psíquico e foi retomado mais tarde pelo sociólogo Erving Goffman, quem contribui acrescentando a sua dimensão social. Os estudos sobre movimentos sociais e comunicação são herdeiros dessa perspectiva. O objetivo consiste então em oferecer algumas dicas para pensar no posterior desenvolvimento do framing na análise midiática sobre a qual ainda não há consenso em relação à definição do objeto de estudo desta teoria, que costuma estar estreitamente vinculado com a definição do estabelecimento da agenda.
Downloads
Referências
Amadeo, B. (1999). La aplicación de la teoría del framing a la cobertura de la corrupción política en Argentina (1991-1996) [tesis de doctorado]. Pamplona: Universidad de Navarra.
Amadeo, B. (2008). “Framing: modelo para armar” (p. 183-237). En: Baquerín, M. T. (ed.). Los medios: ¿aliados o enemigos del público?: derivaciones de las teorías de la comunicación surgidas en los setenta. Buenos Aires: Editorial de la Universidad Católica Argentina (EDUCA).
Aruguete, N. (2007). La imagen de ENTel en la prensa argentina: un análisis de contenido de la cobertura periodística en el período agosto-octubre de 1990 [tesis de maestría]. Buenos Aires: Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) [de la] Universidad Nacional de General San Martín.
Aruguete, N. (2009). Los medios y la privatización de ENTel: el tratamiento noticioso del servicio telefónico argentino antes y después de su transferencia (agosto de 1990-enero de 1991): un estudio exploratorio [tesis de doctorado]. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.
Aruguete, N. (2011). Framing: las perspectivas de las noticias. La trama de la comunicación. Rosario: UNR Editora, 15, 67-80. Aruguete, N. & Zunino, E. (2010). “El encuadre de las noticias” (p. 37-50). En: Luchessi, L. (comp.). Nuevos escenarios detrás de las noticias: agendas, tecnologías y consumos. Buenos Aires: La Crujía.
Bateson, G. (1972). “A theory of play and fantasy” (p. 138-148). En su: Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution and epistemology, New York: Ballantine Books.
Berger, P. & Luckmann, T. (1968). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu. Caballero Romero, J. J. (1991). Etnometodología: una explicación de la construcción social de la realidad. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 56, 83-114.
Carragee, K. M. & Roefs, W. (2004). The neglect of power in recent framing research. Journal of Communication, 54 (2), 214-233.
de Vreese, C. H., Peter, J. & Semetko, H. A. (2001). Framing politics al the launch of the euro: a crossnational comparative study o frames in the news. Political Communication, 18, 107-122.
Entman, R. (1993). Framing: toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43 (3), 51-58.
Follari, R. (2005). La moldura en el espejo: encrucijadas epistemológicas de las ciencias de la comunicación. En: Portal de la comunicación. Barcelona: Institut de la Comunicació (InCom), Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Tomado de: http://www.portalcomunicacion.com/ both/aab/txt/follari_2.pdf el 10 de enero de 2013.
Fuentes Navarro, R. (1999). La investigación de la comunicación en América Latina: condiciones y perspectivas para el siglo XXI. En: Diálogos de la comunicación, 56, 52-68.
Gamson, W. A. (1992). “The social psychology of collective action” (p. 53-76). En: A. D. Morris, A. D.; McClurg Mueller, C. (eds.). Frontiers in social movement theory. New Haven: Yale University Press.
Gitlin, T. (1980). The whole world is watching. Berkeley: University of California Press.
Goffman, E. (1974). Frame analysis: an essay on the organization of experience. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Hughes, J. & Sharrock, W. (1999). “La alternativa interpretativa” (p. 224-280). En: La filosofía de la investigación social. México: Fondo de Cultura Económica.
Igartua, J. J. & Muñiz, C. (2004). Encuadres noticiosos e inmigración: un análisis de contenido de la prensa y televisión españolas. Zer: revista de estudios de comunicación, 16, 87-104.
Igartua, J. J., Cheng, L. & Muñiz, C. (2005). Framing Latin America in the Spanish press: a cooled down friendship between two fraternal lands. Communications: European Journal of Communication Research, 30, 359-372.
Igartua, J. J., Humanes, M. L., Muñiz, C., Cheng, L., Mellado, C., Medina, E. & Erazo, M. A. (2004). “Tratamiento informativo de la inmigración en la prensa española y opinión pública”. En: Verano, A. (comp.). Setenta años de periodismo y comunicación en América Latina [CD-ROM]. Buenos Aires: Ediciones Universidad de La Plata.
Igartua, J. J., Otero, J. A., Muñiz, C., Cheng, L. & Gómez, J. (2006). “Efectos socio-cognitivos de los encuadres noticiosos de la inmigración: una investigación experimental”. Comunicación presentada en el IX Congreso IBERCOM, Sevilla y Cádiz, España.
Lind, R. A. & Salo, C. (2002). The framing of feminists and feminism in news and public affairs programs in US electronic media. Journal of Communication, 52, 211- 228.
Martínez Miguélez, M. (2002). La etnometodología y el interaccionismo simbólico: sus aspectos metodológicos específicos. Heterotropía, 2 (21), 9-21.
Mattelart, A. & Mattelart, M. (1997). Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós. McCombs, M. (1997). “New frontiers in agenda-setting: agendas of attributes and frames”. Comunicación presentada en la Annual Convention,
Association for Education and Mass Communication, Chicago, Estados Unidos.
McCombs, M. (2006). “Establecimiento de la agenda de atributos y encuadre” (p. 167-188). En su: Estableciendo la agenda: el impacto de los medios en la opinión pública y en el conocimiento. Buenos Aires: Paidós.
Muñiz, C. (2007). Encuadres noticiosos e inmigración: del análisis de los contenidos al estudio de los efectos mediáticos [tesis doctoral]. Salamanca: Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Salamanca.
Park, J. (2003). Contrasts in the coverage of Korea and Japan by US television networks: a frame analysis. Gazette: International Journal for Communication Studies, 65, 145-164.
Reese, S. (2001). “Framing public life: a bridging model for media research” (p. 7-31). En: Reese, S; Gandy, Oscar; Grant, A. (eds.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of the social world. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Rizo, M. (2004). El interaccionismo simbólico y la Escuela de Palo Alto: hacia un nuevo concepto de comunicación. Barcelona: Universidat Autònoma de Barcelona (UAB). Institut de la Comunicació (InCom). Portal de la comunicación. Lecciones del portal, ISSN 2014-0576, 11/2004. Tomado de: http://www.portalcomunicacio.com/uploads/pdf/17_esp.pdf el 13 de febrero de 2013.
Sádaba, T. (2001). Origen, aplicación y límites de la ‘teoría del encuadre’ (framing) en comunicación. Comunicación y Sociedad. Pamplona: Facultad de Comunicación, Universidad de Navarra, 14 (2), 143-175.
Sádaba, T. (2008). Framing: el encuadre de las noticias: el binomio terrorismo-medios. Buenos Aires: La Crujía.
Scheufele, D. A. (1999). Agenda-setting, priming and framing revisited: another look at cognitive effects of political communication. Mass Communication & Society, 3 (2-3), 297-316.
Scheufele, D. A. (2000). Framing as a theory of media effects. Journal of Communication, 49 (1), 103-122.
Semetko, H. A. & Valkenburg, P. (2000). Framing European politics: a content analysis of press and television news. Journal of Communication, 50 (2), 93-109.
Shah, D. V., Watts, M. D., Domke, D. y Fan D. P. (2002). News framing and cueing of issue regimes. Explaining Clinton’s public approval in spite of scandal. Public Opinion Quarterly, 66, 339-379.
Tankard, J. (2001). “The empirical approach to the study of media framing” (p. 95-106). En: Reese, S; Gandy, Oscar; Grant, A. (eds.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of the social world. Mahwah NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Thomas, W. I. (2005). “La definición de la situación”. En: Cuadernos de Información y Comunicación. Madrid: Universidad Complutense, 10, 27-32.
Tuchman, G. (1978). Making news: a study in the construction of reality. New York: Free Press.
Copyright (c) 2013 Nadia Sabrina Koziner
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.