Mudanças e continuidades
Agenda de pesquisa da comunicação política na América latina
Resumo
Este artigo propõe-se identificar e analisar temas chave da pesquisa contemporânea em comunicação política na América latina. A premissa da analise é que o estudo dos processos midiáticos e políticos na América Latina ajudam a compreender as contribuições dos estudos regionais do resto do campo. Embora o papel dos estudos regionais tenha sido debatido extensamente em política e sociologia comparativa (Bates, 1997; Hall & Tarrow, 1998), ainda não tem se discutido suficientemente nem na comunicação política nem no campo da comunicação. Essa lacuna é particularmente surpreendente se consideramos o grande número de estudos dedicados a temas internacionais e a presença preponderante do debate sobre a globalização no campo da comunicação durante os últimos dois anos. A partir desse contexto, a análise está organizada ao redor de três temas que ocupam o núcleo das pesquisas atuais sobre a região: a midiatização da política, os desafios da democracia midiática e os vínculos entre os meios, a participação cívica e o conflito político.
Downloads
Referências
Alfaro, R. M. (2005). Hacia nuevas rutas éticas en nuestros medios: memoria de la campaña ciudadana sobre la ley de radio y televisión. Lima: Veeduría Ciudadana de la Comunicación Social.
Alfaro, R. M. (ed.) (2008). ¿Desarrollo? Encuentros y desencuentros entre medios y ciudadanía. Lima: Asociación de Comunicadores Calandria.
Alves, R. (2005). “From lapdog to watchdog: the role of the press in Latin America’s democratization” (p. 181-204). En: Burgh, H. de (ed.). Making journalists. London: Routledge.
Arcila Calderón, C., Cañizález, A. & Moret J. (2008). Los medios como proyección de las preocupaciones ciudadanas: monitoreo de medios impresos y audiovisuales en Venezuela durante 2006-2007. Comunicación: Estudios Venezolanos de Comunicación, 34,142, 80-93.
Bates, R. H. (1997). Area studies and the discipline: a useful controversy? PS: Political Science and Politics 30 (2), 166-9.
Beasley-Murray, J., Maxwell, C. & Herschberg, E. (2009). Latin America’s left turn: an introduction. Third World Quarterly 30 (2), 319-30.
Bisbal, M. (2004). Medios, ciudadanía y esfera pública en la Venezuela de hoy. Quorum Académico, 1 (1), 87-109.
Bisbal, M. (2006). Redescubrir el valor del periodismo en la Venezuela del presente. Contratexto 14, 52-78.
Bonilla, J. I. & García, M. E. (1995). Nuevas dinámicas de representación política: Espacio público, movimientos sociales y redes de comunicación. Diálogos de la Comunicación, 42, 5-17.
Bonner, M. (2009). State discourses, police violence and democratisation in Argentina. Bulletin of Latin American Research, 28 (2), 227-45.
Bourdieu, P. (1999). On Television. Nueva York: New Press.
Cañizales, A. & Correa, C. (2003). Venezuela: Situación del derecho a la libertad de expresión e información. Caracas. Espacio Público.
Carabaza, J., Lozano, J. C., González, J., Pasco, L., Reyes, L., Berumen, A. & Alvarez, P. (2007). Cobertura del medio ambiente en la televisión mexicana. Comunicación y Sociedad, 7, 45-76.
Catalán, C. & Sunkel, G. (1989). La política en pantalla. Santiago: ILET.
Cerbino, M. (ed.) (2005). Violencia en los medios de comunicación, generación noticiosa y percepción ciudadana. Quito: FLACSO.
Conaghan, C. (2005). Fujimori’s Peru: deception in the public sphere. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press.
Conaghan, C. & de la Torre, C. (2008). The permanent campaign of Rafael Correa: making Ecuador’s plebiscitary presidency. International Journal of Press/Politics, 13 (3), 267-84.
Curran, J. & Park, M. J. (eds.) (2000). De-westernizing media studies. Londres: Arnold. de Abreu, A. (2002). A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
De la Torre, C. (2009). Populismo radical y democracia en los Andes’, Journal of Democracy, 1: 24-37. Esser, F. & Pfetsch, B. (eds.) (2004). Comparing political communication: theories, cases, and challenges. Cambridge: Cambridge University Press.
Fox, E. (ed.) (1988). Media and politics in Latin America: the struggle for democracy. Thousand Oaks, Ca: Sage.
Fox, E. & Waisbord, S. (eds.) (2002). Latin politics, global media. Austin, Texas: University of Texas Press.
Gill, J. & Hughes, S. (2005). Bureaucratic compliance with Mexico’s new access to information law. Critical Studies in Mass Communication, 22 (2), 121-37.
Gómez, J. C., Pacheco, A., Turbay, J. & Matiz, W. (2006). La personalización en la política, una práctica a prueba de reformas. Palabra Clave, 9 (2), 53-65.
González Bombal, I. (1996). La visibilidad pública de las asociaciones civiles. Buenos Aires: CEDES.
Gumucio, A. (2001). Making waves: participatory communication for social change. New York: Rockefeller Foundation.
Grebe, R. (2007). Evo Morales y los medios. Chasqui, 98, 10-15.
Hall, P. A. & Tarrow, S. (1998). Globalization and area studies: when is too broad too narrow? Chronicle of Higher Education, 44, B4-B5.
Hughes, S. (2003). How institutional entrepreneurs transformed Mexican journalism. Harvard International Journal of Press/Politics, 8 (3), 87-118.
Hughes, S. (2006). Newsrooms in conflict: journalism and the democratization of Mexico. PittsburghPA: University of Pittsburgh Press.
Hughes, S. & Guerrero, M. (2009). The disenchanted voter: emotional attachment, social stratification, and mediated politics in Mexico’s 2006 presidential election. The International Journal of Press/ Politics, 14 (3), 353-75.
Hughes, S. & Lawson, C. (2004). Propaganda and crony capitalism: partisan bias in Mexican television news. Latin American Research Review, 39 (3), 81-105.
Hughes, S. & Lawson, C. (2005). The barriers to media opening in Latin America. Political Communication, 22 (1), 9-25.
Kaiser, S. (2002). Escraches: demonstrations, communication and political memory in postdictatorial Argentina. Media, Culture & Society, 24 (4), 499-516.
Kernell, S. (1997). Going public: new strategies of presidential leadership. Washington, DC: CQ Press.
Kodrich, K. (2008). The role of state advertising in Latin American newspapers: was the demise of Nicaragua’s Barricada newspaper political sabotage? Bulletin of Latin American Research, 27 (1), 61-82.
Kowalchuk, L. (2009). Can movement tactics influence media coverage?: health-care struggle in the Salvadoran news. Latin American Research Review, 44 (2): 109-135.
Landi, O. (1992). Devórame otra vez. Buenos Aires: Planeta.
Larrain, S. & Valenzuela, A. (2004). Televisión y ciudadanía. Santiago: Fucatel.
Lawson, C. (2002). Building the fourth estate: democratization and the rise of a free press in Mexico. Berkeley: University of California Press.
Lozano, J. C. (2006). “Political advertising in Mexico”. En: Kaid, L. L. &
Holtz-Bacha, C. (eds.). The SAGE handbook of political advertising (p. 259-267). Thousand Oaks: Sage.
Luchessi, L. (2007). Narraciones del delito: pánico y control social. Diálogos de la Comunicación, 75, 1-8.
Luft, S. (2005). Jornalismo, medio ambiente e Amazonia: os desmatamentos nos jornais. São Paulo: Annablume.
Lugo, J. (2008). The media in Latin America. Milton Keynes: Open University Press.
Maia, R. (2009). Mediated deliberation: the 2005 referendum for banning firearm sales in Brazil. International Journal of Press/Politics, 14 (3), 313.
Mainwaring, S. & Pérez-Liñán, A. (2005). Why regions of the world are important: regional specificities and region-wide diffusion of democracy. Notre Dame, Illinois: University of Notre Dame. Kellogg Institute for International Studies. (Working paper; 322). Tomado de http://kellogg.nd.edu/publications/workingpapers/WPS/322.pdf el 10 de febrero de 2012.
Martín-Barbero, J. & Rey, G. (1999). Los ejercicios del ver. Barcelona: Gedisa.
Mastrini, G. & Becerra, M. (eds.) (2006). Periodistas y magnates: estructura y concentración de las industrias culturales en América Latina. Buenos Aires: Prometeo.
Matos, C. (2008). Journalism and political democracy in Brazil. Lanham, MD: Lexington.
Mazzoleni, G. & Schulz, W. (1999). “Mediatization” of politics: a challenge for democracy? Political Communication, 16 (3), 247–61.
McCann, J. & Lawson, C. (2006). Presidential campaigns and the knowledge gap in three transitional democracies. Political Research Quarterly, 59 (1), 13-22.
Miralles, A. M. (2003). Periodismo, opinión pública y agenda ciudadana. Bogotá: Norma.
Monsiváis, C. & Scherer, J. (2003). Tiempo de saber: prensa y poder en México. México: Editorial Nuevo Siglo.
Montenegro, S. (2007). Los medios de comunicación como actores políticos en Nicaragua. Managua. Centro de Investigación de la Comunicación.
Morgenstern, S. & Nacif, B. (eds.) (2002). Legislative politics in Latin America. Cambridge: Cambridge University Press.
Muraro, H. (1997). Políticos, periodistas y ciudadanos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Palaversich, D. (2006). The politics of drug trafficking in Mexican and Mexico-related narconovelas. Aztlan, 31 (2), 85-110.
Peruzzotti, E. & Smulovitz, C. (eds.) (2006). Enforcing the rule of law: social accountability in the new Latin American democracies. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press.
Pinto, J. (2009). Transparency policy initiatives in Latin America: understanding policy outcomes from an institutional perspective. Communication Law & Policy, 14 (1), 41-71.
Plasser, F. (2000). American campaign techniques worldwide. Harvard International Journal of Press/Politics, 5 (4), 33-55.
Porto, M. (2005). Political controversies in Brazilian TV fiction: viewers interpretations of the telenovela Terra nostra. Television & New Media, 6 (4), 342-59.
Porto, M. (2007). Framing controversies: television and the 2002 presidential election in Brazil. Political Communication, 24 (1), 19-36.
Rey, G. (1998). Balsas y medusas: visibilidad comunicativa y narrativas políticas. Bogotá: CEREC Fundación Social.
Rey, G. (2003). Ver desde la ciudadanía: observatorios y veedurías de medios de comunicación en América Latina. Buenos Aires: Centro de Competencia en Comunicación para América Latina. Tomado de http://www.c3fes.net/docs/verdesdelaciudadania.pdf el 12 de febrero de 2012.
Rey, G. (2005). El cuerpo del delito. Bogotá: Centro de Competencia en Comunicación para América Latina.
Rincón, O. (2008). Los tele-presidentes: cerca del pueblo, lejos de la democracia. Bogotá: Centro de Competencia en Comunicación para América Latina.
Rincón, O., Bonilla, J., García, S. & Londoño, A. (2003). Campañas políticas presidenciales y medios de comunicación en Colombia 2001-2002. Bogotá: Friedrich Ebert Stiftung en Colombia (FESCOL); Universidad Javeriana.
Rockwell, R. & Janus, N. (2002a). Media power in Central America. Urbana, IL: University of Illinois Press.
Rockwell, R. & Janus, N. (2002b). The politics of coercion: advertising, media, and state power in Central America. Journalism, 3 (3), 331-54.
Rodríguez, C. (2001). Fissures in the mediascape: an international study of citizens’ media. Cresskill, New Jersey: Hampton Press.
Salazar, J. F. & Cordova, A. (2008). Imperfect media and the poetics of indigenous video in Latin America. En: Wilson, P. & Stewart, M. (eds.). Global indigenous media: cultures, poetics, and politics (p. 39-57). Durham, North Carolina: Duke University Press.
Sánchez Ruiz, E. E. (2007). “¿Concentración mediática o gobernabilidad democrática?: la ‘Ley Televisa’ como estudio de caso” (p. .137-172). En su: Gobernabilidad democrática, cultura política y medios de comunicación en México. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara.
Sartori, G. (1998). Homo videns: la sociedad teledirigida. México: Taurus.
Schmucler, H. & Mata, M. C. (eds.) (1992). Política y comunicación: ¿hay un lugar para la política en la cultura mediática? Córdoba: Universidad de Córdoba.
Seele, A. & Peruzzotti, E. (eds.) (2009). Participatory innovations and representative democracy in Latin America. Washington: Woodrow
Wilson Press; John Hopkins University Press.
Silva, P. (2004). Doing politics in a depoliticized society: social change and political deactivation in Chile. Bulletin of Latin American Research, 23 (1), 63-78.
Sinclair, J. (1999). Latin American television: a global view. Oxford: Oxford University Press.
Skidmore, T. (ed.) (1992). Television, politics, and the transition to democracy in Latin America. Washington, DC: Woodrow Wilson Center.
Stromback, J. (2008). Four phases of mediatization: an analysis of the mediatization of politics. International Journal of Press/Politics, 13 (3), 228-46.
Subite, E. & Gutierrez, M. (2006). Espacios de intermediación en tiempos de conflicto: medios de comunicación en Bolivia. La Paz: CIPCA CRS.
Sunkel, G. & Geoffroy, E. (eds) (2001). Concentración económica de los medios de comunicación. Santiago: Lom.
Torrico, E. & Sandoval, V. (2007). Un año de la constituyente en la prensa. La Paz: Observatorio Nacional de Medios y PNUD.
Waisbord. S. (1994). Television and election campaigns in Argentina. Journal of Communication, 44 (2), 125-35.
Waisbord, S. (1996). “Secular politics: the modernization of Argentine electioneering”. En: Swanson, D. & Mancini, P. (eds.). Politics, media, and modern democracy (p. 207-26). Westport, Connecticut: Praeger.
Waisbord, S. (2000). Watchdog journalism in South America. New York: Columbia University Press.
Waisbord, S. (2009). “Advocacy journalism in a global context: the ‘journalist’ and the ‘civic model’” (p. 371-85). En: Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. (eds.). Handbook of journalism studies. New York: Routledge.
Waisbord, S. & Peruzzotti, E. (2009). The environmental story that wasn’t: advocacy, journalism, and the ambientalismo movement in Argentina. Media, Culture & Society, 31 (5), 691-709.
Wallis, D. (2004). The media and democratic change in Mexico. Parliamentary Affairs, 57 (1), 118-30.
Copyright (c) 2013 Silvio Waisbord
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.