Estudo interpretativo de imagens técnicas da Frente de Todos
A campanha Argentina 2019
Resumo
Nas eleições executivas argentinas de âmbito nacional e estadual bonaerense, ocorridas em 2019, foi consolidado um estilo de composição eleitoral materializado na proximidade que intermedeia entre dirigentes partidários e eleitores. As imagens indiciais, tanto fixas quanto em movimento, e com independência do dispositivo tecnológico escolhido para a sua circulação, constituem unidades de observação pertinentes para analisar uma gramática do design, que privilegia a exposição da potência dos candidatos por sobre a atualização de seus programas de governo. O estudo que apresentamos consiste na identificação, em anúncios visuais e audiovisuais da coalizão Frente de Todos, de um estilo de comunicação que inclui corpos políticos e civis em grau de igualdade, e elementos e espaços seculares que conotam ao conjunto das representações. Para tanto, tem sido elaborados dois corpora de imagens, um deles protagonizado por Alberto Fernández e o outro por Axel Kicillof, com o intuito de aplicar, sobre cada um deles e posteriormente entre si, o procedimento metodológico denominado princípio da diferença. O impacto que se pretende obter consiste no reconhecimento da estrutura de composição de imagens de uso eleitoral vigente na Argentina, a qual acreditamos que forma um sistema com os discursos linguísticos habituais nas campanhas eleitorais.
Downloads
Referências
Abélès, M. (1998). Rituales y comunicación política moderna. En Ferry, J. M. Wolton, D., Touraine, A., Boudon, R., Livet, P., Achache, G., Verón, E., Abélès, M., Dayan, D., Reynié, D., Noelle-Neumann, E., Bregman, D., Gerstlé, J., Rieffel, R. y Parodi, J. L., El nuevo espacio público (pp. 140-157). Barcelona: Gedisa.
Agamben, G. (2001). Forma-de-vida. En Medios sin fin. Notas sobre la política (pp. 13-20). Valencia: Pre-textos.
Agamben, G. (2007). La potencia del pensamiento. En La potencia del pensamiento. Ensayos y conferencias (pp. 351-368). Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
Annunziata, R. (2018). ‘Si viene, yo lo voto’: la proximidad en timbreos y visitas de Mauricio Macri durante la campaña electoral y su primer año de gobierno (2015-2016). Austral Comunicación, 7(1), 57-90. https://doi.org/10.26422/aucom.2018.0701.ann.
Aristóteles [¿348-335?] (2015a). Sobre la interpretación [Libro IX, Cap. III]. En Tratados de Lógica (pp. 291-333). Madrid: Gredos.
Aristóteles [¿368-348?] (2015b). Acerca del alma [Libro II, capítulo quinto]. En Ética (pp. 331-451). Madrid: Gredos.
Aristóteles [¿335-322?] (2015c). Libro Noveno. En Metafísica (pp. 295-319). Madrid: Gredos.
Barthes, R. (1986). El mensaje fotográfico. En Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces (pp. 11-27). Barcelona: Paidós.
Benasayag, M. y Sztulwark, D. (2000). Poder y potencia. En Política y situación. De la potencia al contrapoder (pp. 77-115). Buenos Aires: De mano en mano.
Benveniste, E. (1999). Las relaciones de tiempo en el verbo francés. Semiosis. Nueva época, 1(5), 52-61. Obtenido el 14 de octubre de 2016 de https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/6624/19995P52.pdf;jsessionid=671B03C84E691143B5EB8D81EDB64E12?sequence=2.
Bordwell, D. y Thompson, K. (1993). El arte cinematográfico. Una introducción. Barcelona: Paidós.
Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Madrid: Alianza.
Dubois, P. (1986). El acto fotográfico. De la Representación a la Recepción. Barcelona: Paidós.
Greimas, A. J. (1971). Semántica Estructural. Investigación Metodológica. Madrid: Gredos.
Greimas y Courtés, J. (1990). Semiótica. Diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Madrid: Gredos.
Grimson, A. y Rocha, A. (1994). Algunas tendencias del discurso político en la televisión. En Mangone, C. y Warley, J. (eds.). El discurso político: del foro a la televisión (pp. 181-197). Buenos Aires: Biblos.
Groys, B. (2014). La obligación del diseño de sí. En Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea (pp. 21-35). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Caja Negra.
Gubern R. (1987). La mirada opulenta. Exploración de la iconosfera contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili.
Landi, O. (1992). Devórame otra vez. ¿Qué hizo la televisión con la gente? ¿Qué hace la gente con la televisión? Buenos Aires: Planeta.
Lipovetsky, G. y Serroy, J. (2015). La estetización del mundo. Vivir en la época del capitalismo artístico. Buenos Aires: Anagrama.
Machado, A. (2009). El sujeto en la pantalla. La aventura del espectador, del deseo a la acción. Barcelona: Gedisa.
Manin, B. (1998). Metamorfosis del gobierno representativo. En Los principios del gobierno representativo (pp. 237-287). Madrid: Alianza.
Metz, C. (1993). La enunciación impersonal o la perspectiva del filme. Semiosis. Primera época, 30(enero diciembre), 53-80.
Metz, C. (2002). El decir y lo dicho en el cine: ¿hacia el declive de lo verosímil? En Ensayos sobre la significación en el cine (1964-1968) (Vol. 1, pp. 251-265). Barcelona: Paidós.
Mitry, J. (2006). Estética y psicología del cine. 1 Las estructuras. México, D. F: Siglo XXI.
Mora y Araujo, M. (1991). Ensayo y error. La nueva clase política que exige el ciudadano argentino. Buenos Aires: Planeta.
Muraro, H. (1987). La invasión cultural en América Latina. En Invasión cultural, economía y comunicación (pp. 15-41). Buenos Aires: Editorial Legasa.
Peirce, C. S. (1974). La ciencia de la semiótica. Buenos Aires: Nueva Visión.
Fernández, A. [Alberto Fernández]. (2019a). Recorrí la feria La IAPI con Mayra Mendoza. [Imagen]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/alferdezok/photos/a.1815083972048304/2527034760853218.
Fernández, A. [Alberto Fernández]. (2019b). Hoy volví a la Facultad de Derecho de la UBA a tomar examen. [Imagen]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/alferdezok/photos/a.1815083972048304/2543500215873339.
Fernández, A. [Alberto Fernández]. (2019c). Argentina necesita tu voto [Video]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/1786813798208655/videos/766833490426117.
Fernández, A. [Alberto Fernández]. (2019d). Quilmes [Video]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/1786813798208655/videos/385410149009390
Fernández, A. [Alberto Fernández]. (2019e). Argentina contra el hambre [Video]. Facebook. Obtenido de
https://www.facebook.com/1786813798208655/videos/ 2475737395847534.
Fernández, A. [Alberto Fernández]. (2019f). Todos [Video]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/alferdezok/videos/493730884734526/.
Kicillof, A. [Axel Kicillof]. (2019a). En San Isidro. [Imagen]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/kicillofok/photos/a.1390927904406377/1390928247739676.
Kicillof, A. [Axel Kicillof]. (2019b). En General Las Heras. [Imagen]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/kicillofok/photos/a.1338342422998259/1338343372998164.
Kicillof, A. [Axel Kicillof]. (2019c). Recorriendo Buenos Aires [Video]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/116053261893854/videos/409579939935461.
Kicillof, A. [Axel Kicillof]. (2019d). Visita a Esteban Echeverría [Video]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/116053261893854/videos/704234270021917.
Kicillof, A. [Axel Kicillof]. (2019e). Axel en persona [Video]. Facebook. Obtenido de https://www.facebook.com/kicillofok/videos/361057334818140/.
Rosanvallon, P. (2009). La legitimidad democrática. Imparcialidad, reflexividad, proximidad. Buenos Aires: Manantial.
Schaeffer, J. M. (1990). La imagen precaria. Del dispositivo fotográfico. Madrid: Ediciones Cátedra.
Schumcler, H. (1984). Un proyecto de comunicación/cultura. Comunicación y cultura, (12), 3-8.
Thompson, J. B. (1998). Los media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós.
Traversa, O. y Moré, M. R. (2007). Acerca de la construcción del cuerpo en el período 1940-1970: un curso de semiotización en los medios de prensa. En Traversa, O. (comp.). Cuerpos de papel II. Figuraciones del cuerpo en la prensa 1940-1970 (pp. 161-179). Buenos Aires: Santiago Arcos Editor.
Verón, E. (1996). De la imagen semiológica a las discursividades. El tiempo de una fotografía. En Veyrat-Masson, I. y Dayan, D. (comps.). Espacios públicos en Imágenes (pp. 47-71). Barcelona: Gedisa.
Verón, E. (1997). La mediatización. En Cursos y conferencias. Segunda época. Semiosis de lo Ideológico y del Poder. La mediatización (pp. 41-132). Buenos Aires: Oficina de Publicaciones del CBC, Universidad de Buenos Aires.
Verón E. (1998). Mediatización de lo político Estrategias, actores y construcción de los colectivos. En Gauthier, G., Gosselin A. y Mouchon J. (comps.), Comunicación y Política (pp. 220-236). Barcelona: Gedisa.
Waisbord, S. (1995). El gran desfile. Campañas electorales y medios de comunicación en la Argentina. Buenos Aires: Sudamericana.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.