Jams de Black Music em Buenos Aires
Relação entre performances ao vivo e as suas mediações de Spotify
Resumo
O trabalho trata das relações entre as instâncias online e offline das produções musicais de Jams de Black Music (JBM), combinando uma perspectiva sócio-semiótica das mediatizações com uma descrição do tipo de performace ao vivo que JBM constrói. Estas foram realizadas no âmbito das doze observações dos participantes realizadas durante 2019 e são analisadas graças às contribuições de diferentes autores dedicados ao estudo da improvisação musical e do espetáculo artístico afroamericano. Entre os resultados, destacam-se as características da relação entre ambas as instâncias, o papel da improvisação e as características particulares de um tipo de show ao vivo não estudado até agora, bem como as diferentes transformações introduzidas pelas mediatizações de Spotify e o seu processo de upload musical para a vida dos JBMs.
Downloads
Referências
Afromama, Música Negra en el Corazón de Palermo (2 de noviembre de 2018). Alerta Cultural. Obtenido de http://www.alertacultural.com/Afromamas-musica-negra-en-el-corazon-de-palermo/.
Albornoz, L. A. y Gallego, J. I. (2012). La industria de la música popular en España: los sellos independientes en la era digital. E-Compós, 15(2).
Benson, B. E. (2003) Between Composition and Performance. En The improvisation of musical dialogue: A phenomenology of music (pp.16-32). Cambridge University Press.
Boix, O. A. (2015). Amigos sí, jipis no: cómo ser un “profesional” de la música en un “sello” de la ciudad de La Plata. Revista Ensambles, (2).
Boix, O. A. (2016). Música y profesión: organizaciones socio musicales y trayectorias emergentes en la ciudad de La Plata (2009-2015) (Tesis Doctoral). Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata.
Boix, O. A. (2017). Estado y organizaciones musicales en las configuraciones emergentes en los años 2000 en Argentina. Resonancias, 21(40), 129-144.
Cole, M. (2013). Black Music & Identity: How Commodification Changed The Narratives of R&B Music. Obtenido de https://www.academia.edu/11223984/Black_Music_and_Identity_How_Commodification_Changed_The_Narratives_of_R_and_B_Music.
Cook, N. (2013). Introduction. En Beyond the score: Music as a Performance (p. 6). Nueva York: Oxford University Press.
Corti, B. (2015). Jazz Argentino. La música “negra” del país “blanco”. Gourmet Musical Ediciones, Buenos Aires.
Fernández, J. L. (Coord.). (2014). Postbroadcasting: Innovación en la industria musical. Buenos Aires: La Crujía.
Fernández, J. L. (2017). Plataformas Mediáticas. Elementos de análisis y diseño de nuevas perspectivas. Buenos Aires: La Crujía.
Fernández, J. L. (2020). Mediatizaciones y unidades de análisis: aproximaciones a la complejidad. En Busso, M. P. y Gindin, I. L. (2020). Zonas de la mediatización: propuestas para el estudio de plataformas, redes e interfaces (pp. 11-41). Rosario: UNR Editora.
Frigerio, A. (1992). Artes negras: una perspectiva afrocéntrica. Revista de Estudios Afro-Asiáticos, (23), 175-90.
Frigerio, A. y Lamborghini, E. (2011). Los afroargentinos: formas de comunalización, creación de identidades colectivas y resistencia cultural y política. Aportes para el desarrollo humano en Argentina, (5), 5-51.
Greimas, A. J. (1968). Le condizioni per una semántica scientifica. En Semantica strutturale (pp. 13-14). Milán: Rizzoli Editori.
Jáuregui, J. (2015). Streaming musical en Spotify: ubicuidad entre géneros y estados de ánimo. Inmediaciones de la Comunicación, (10), 76-90.
Jociles Rubio, M. I. (2018). La observación participante en el estudio etnográfico de las prácticas sociales. Revista Colombiana de Antropología, 54(1), 121-150.
Kawulich, B. B. (2005). La observación participante como método de recolección de datos. Forum Qualitative Social Research, 6(2), art. 43.
Latham, A. (2017). Diccionario enciclopédico de la música. México D. F.: Fondo de Cultura económica,
Lenarduzzi, V. (2012). Una Estética Relacional. En Placeres en Movimiento. Cuerpo Música y Baile en la “Escena Electrónica” (pp. 79-1). Buenos Aires: Aidos.
López Cano, R. (2018). Música Dispersa: Apropiación, influencias, robos y remix en la era de la escucha digital. Barcelona: Musikeon Books.
Lotman, I. (1998a). El Texto y la Función. En La semiosfera II Semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio (pp. 116-124, Trad. Desiderio Navarro). Madrid: Cátedra/Gedisa.
Lotman, I. (1998b). Sobre el Mecanismo Semiótico de la Cultura. En La semiosfera III Semiótica de las artes y de la cultura (3a ed., pp. 168-213, Trad. Desiderio Navarro). Valencia: Universitat de València.
Marino, G. (2020). Frammenti di un disco incantato. Teorie semiotiche, testualità e generi musicali. Turín: I Saggi di Lexia, Università degli Studi di Torino, Gioacchino Onnorati editore.
Mendizábal, N. (2006). Los componentes del diseño flexible en la investigación cualitativa. Estrategias de investigación cualitativa, (1), 65-106.
Morgan, B. A. (2020). Revenue, access, and engagement via the in-house curated Spotify playlist in Australia. Popular Communication, 18(1), 32-47.
Neal, M. A. (1999). What the Music Said: Black Popular Culture and Black Public Culture. Nueva York/Londres: Routledge.
Nettl, B. y Russell, M. (eds.). (2004). Introducción. Un Arte Relegado por los Eruditos. En En el transcurso de la interpretación (2a ed., pp. 10-11). Madrid: Ediciones AKAL.
Ripani, R. J. (2006). The New Blue Music. Changes in the Rhythm & Blues, 1950-1999. Wm. B. Eerdmans Publishing.
Sampieri, R. y Collaro, C. (2006). Muestras de orientación hacia la investigación cualitativa. En Metodología de la investigación (4a ed., pp. 567-571). México: McGrow Hill.
Spotify Eliminará un Servicio Para artistas Independientes (1 de julio de 2019). Infobae. Obtenido de https://www.infobae.com/america/tecno/2019/07/01/spotify-eliminara-un-servicio-para-artistas-independientes/.
Steimberg, O. (1993). Proposiciones sobre el género. En Semiótica de los medios masivos. El pasaje a los medios de los géneros populares (pp. 47-84). Buenos Aires: Atuel.
Tagg, P. (1989). Open letter: ‘Black music’, ‘Afro-American music’ and ‘European music’. Popular Music, 8(3), 285-298.
Tarasti, E. (2002). On the semiosis of musical improvisation: From Mastersingers to Bororo indians. En Signs of music: a guide to musical semiotics (pp. 179-196). Nueva York: Mouton de Gruyter.
Vargas, E. (2020). Mediatizaciones en Jams de Música de Raíz Afronorteamericana en Buenos Aires. En Busso, En Busso, M. P. & Gindin, I. L. Zonas de la mediatización: propuestas para el estudio de plataformas, redes e interfaces (pp. 61-94). Rosario: UNR Editora.
Vega, N. R. (2020). El ascenso del freestyle de competencia en Chile: la batalla de gallos como forma renovada de hacer y consumir el hip-hop. Contrapulso-Revista Latinoamericanad de Estudios en Música Popular, 2(2), 65-79.
Vuelve la fiesta Afromama a Rosario (21 de mayo de 2017). Conclusión. Obtenido de https://www.conclusion.com.ar/espectaculos/vuelve-la-fiesta-afromama-a-rosario/05/2017/.
Webster, J. (2019). Music on-demand: A commentary on the changing relationship between music taste, consumption and class in the streaming age. Big Data & Society, 6(2).
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.