Novos atores no ecossistema do livro
Bookstagrammers argentinas e a recomendação digital da literatura contemporânea
Resumo
Os formatos de publicação na Web, como as redes sociais, introduziram mudanças óbvias nas formas de produção, circulação e leitura de obras literárias. No mundo, e também na Argentina, as contas do Instagram dedicadas à leitura e recomendação de livros estão crescendo em ritmo acelerado (o que levou a uma nominalização e expansão do mercado), assim como o número de usuários vinculados, o que resulta na formação de comunidades informais que às vezes transcendem a atividade online. Este trabalho propõe uma abordagem descritiva e analítica de quatro contas do Instagram dedicadas à recomendação de livros (bookstagrammers) que produzem conteúdo a partir de suas próprias coleções de leituras. Os resultados mostram um distanciamento das rotinas de crítica literária associadas à herança das publicações impressas na Argentina, e uma abordagem de ferramentas de divulgação e consumo cultural que promovam a caracterização das interações implantadas entre recomendadores, leitores, autores e também editores.
Downloads
Referências
Albarello, F., García Luna, A. L. y Arri, F. (2019). Los booktubers en el ecosistema del libro y la lectura. Revista Latinoamericana de Estudios Editoriales, (1). Obtenido de http://redeseditoriales.org/OJS/index.php/Releed/article/view/releed-1-12-albarello-garcia-arri.
Altamirano, C. y Sarlo, B. (1983). Literatura/Sociedad. Buenos Aires: Hachette.
Arfuch, L. (2015). El “giro afectivo”. Emociones, subjetividad y política. Designis. (24), 245-254.
Botto, M. (7-9 de mayo de 2012). Esos raros proyectos nuevos. Reflexiones para la conceptualización de las nuevas prácticas editoriales (Ponencia). Memoria académica del VIII Congreso de Teoría y Crítica literaria Orbis Tertius. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Obtenido de http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.1584/ev.1584.pdf.
Botto, M. (2014). 1990-2010. Concentración, polarización y después. En De Diego, J. L. (dir.). Editores y políticas editoriales en Argentina (1880-2010) (pp. 219-269). Fondo de Cultura Económica.
Cámara Argentina del Libro. (2020). Informe de producción del libro argentino 2019. Obtenido de https://www.camaradellibro.com.ar/index.php/la-camara/noticias/30-noticias-cal/3226-informe-de-produccion-2019.
Carlón, M. (2015). Público, privado e íntimo: el caso Chicas bondi y el conflicto entre el derecho a la imagen y a la libertad de expresión en la circulación contemporánea. En Castro, P. C. (org.). Dicotomía público/privado: estamos no camino certo? (pp. 211-232). Maceió: EDUFAL.
Echevarría, S. (2009). El futuro llegó, hace rato. No Retornable, (4). Obtenido de http://www.no-retornable.com.ar/v4/dossier/introduccion.html.
Ernst, W. (2018). Tempor(e)alities and archive-textures of media-connected memory. En Hoskins, A. (ed.). Digital memory studies. Media pasts in transition (pp. 143-155). Nueva York: Routledge.
García Canclini, N. (2009). Lectores, espectadores e internautas. Barcelona: Gedisa.
Groys, B. (2014). Volverse público: las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Buenos Aires: Caja Negra.
Hernaiz, S. (2012). Revistas literarias y lugar social de la literatura en los años noventa. En Rodolfo Walsh no escribió Operación masacre y otros ensayos (pp. 99-127). Bahía Blanca: 17 Grises Editora.
Hine, C. (2004). Etnografía virtual. Barcelona: UOC.
Hine, C. (2015). Ethnography for the Internet. Embedded, embodied and everyday. Londres/Nueva York: Bloomsbury.
Hoskins, A. (2017). Digital memory studies. Media pasts in transition. Nueva York: Routledge.
Hui, Y. (2017). ¿Qué es un objeto digital? Virtualis, 8(15), 81-96. Obtenido de https://www.revistavirtualis.mx/index.php/virtualis/article/view/221/199.
Kallinikos, J., Aaltonen, A. y Marton, A. (2010). A theory of digital objects. First Monday, 15(6-7). Obtenido de https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/download/3033/2564.
Lahire, B. (2004). Conclusión. Del consumo cultural a las formas de la experiencia literaria. En Lahire, B. (coord.). Sociología de la lectura (pp. 197-198). Barcelona: Gedisa.
Manovich, L. (2005). El lenguaje de los medios de comunicación. La imagen en la era digital. Barcelona: Paidós.
Manovich, L. (2013). Zooming into an Instagram City: Reading the local through social media. First Monday, 18(7). Obtenido de https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/download/4711/3698.
Manovich, L. (2017). Instagram and Contemporary Image. Manovich.net, Cultural Analytics Lab. Obtenido de http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary-image.
Menotti, E. (mayo de 2018). “Decime un libro”: nueva forma de ser un bookstagrammer. Clapps. Obtenido de https://www.clapps.com.ar/decime-libro-nueva-forma-bookstagrammer/.
Montaldo, G. (2017). Ecología crítica contemporánea. Cuadernos de Literatura, (41), 50-61. Obtenido de https://doi.org/10.11144/Javeriana.cl21-41.ecco.
Pariser, E. (2017). El filtro burbuja. Barcelona: Taurus.
Patiño, R. (2017). El ensayismo crítico y la transnacionalización del latinoamericanismo en el Cono Sur (1990-2000). Anales de Literatura Hispanoamericana, (46), 49-62.
Ramsey, D. (2018). Tensions in the interface. The archive and the digital. En Hoskins, A. (ed.). Digital memory studies. Media pasts in transition (pp. 280-301). Nueva York: Routledge.
Rodríguez Ruiz, J. (2018). Del autor junta palabras al autor junta palabras, imágenes, sonidos, interactividades, algoritmos: la gestión literaria en la era (post) digital. La palabra, (32), 19-41. Obtenido de https://doi.org/10.19053/01218530.n32.2018.8159.
Sarlo, B. (1992). Intelectuales y revistas: razones de una práctica. América. Cahiers du CRICCAL, (9-10), 9-16. Obtenido de https://doi.org/10.3406/ameri.1992.1047.
Shum, Y. M. (16 de marzo de 2020). Situación digital, Internet y redes sociales Argentina 2020. Yi Min Shum Xie Social Media. Obtenido de https://yiminshum.com/social-media-argentina-2020/.
Stephenson, N. (2003). En el principio… fue la línea de comandos. Madrid: Traficantes de sueños.
Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Buenos Aires: Siglo XXI.
Vanoli, H. (2019). El amor por la literatura en tiempos de algoritmos. 11 hipótesis para discutir con escritores, editores, lectores, gestores y demás militantes. Buenos Aires: Siglo XXI/Crisis.
Verón, E. (1997). Esquema para el análisis de la mediatización. Diálogos de la comunicación, (48), 9-17.
Verón, E. (2013). Lógicas sistémicas sociales y socioindividuales. En La semiosis social 2. Ideas, momentos, interpretantes (pp. 291-303). Buenos Aires: Gedisa.
Vigna, D. (2014). La década posteada. Blogs de escritores argentinos (2002-2012). Córdoba: Alción Editora.
Vigna, D. (2015). De la tradición de revistas al mundo virtual. Aproximación a las publicaciones culturales digitales en el campo intelectual argentino de la última década. Pilquen (ciencias sociales), (3), 21-35. Obtenido de http://revele.uncoma.edu.ar/htdoc/revele/index.php/Sociales/article/view/1401/pdf.
Wrede, O. (25 de mayo de 2005). Are blogs different to forums? Details of a global brain. Obtenido de http://wrede.interfacedesign.org/archives/992.html.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.