Entre intelectuais e expertos

Uma aproximação aos debates norte-americanos sobre os meios de comunicação (1940-1950)

  • Roberto Emiliano Sánchez Narvarte Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Palavras-chave: funcionalismo norte-americano, teoria da comunicação, meios de comunicação, efeitos da comunicação

Resumo

Este artigo analisa os debates que ocorreram em um setor da intelligentsia dos Estados Unidos em torno à relação entre os meios de comunicação e a sociedade, entre meados dos anos quarenta e o início dos anos cinquenta. Especificamente, são analisadas as reflexões teóricas de autores como Paul Lazarsfeld, Harold Lasswell, Robert Merton e Gladys e Kurt Lang. O analise é abordado reconstruindo os itinerários acadêmicos dos autores acima mencionados e seu posicionamento no campo intelectual norte-americano. A partir daqui, são identificados três eixos que ocuparam –de forma diferente– a este grupo de pesquisadores: as discussões em torno dos processos de democratização cultural; os limites e alcances das funções dos meios de comunicação na sociedade e, finalmente, a questão da influência política dos meios de comunicação social. Consideramos que pensar concomitantemente as produções de cada um desses autores, permite visualizar as divergências e as nuances dentro dessa franja da tradição norte-americana em comunicação conhecida como Mass Communication Research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAVV. ([1940] 2001). La investigación sobre la comunicación de masas. REIS, 95, p. 185-210.

Cole, Jonathan (2004). Paul F. Lazarsfeld: His Scholarly Journey. Discurso pronunciado en “An International Symposium in Honor of Paul Lazarsfeld”, realizado en Bruselas, los días 4-5 de junio. Disponible en: http://www.columbia.edu/cu/univprof/jcole/_pdf/2004Lazarsfeld.pdf (Consultado: 15 de diciembre de 2017)

Bourdieu, Pierre (2011) [1990]. Las condiciones sociales de la circulación de las ideas. En Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba.

Bourdieu, Pierre (2014) [1984]. Homo academicus. Buenos Aires: Si¬glo XXI.

Chartier, Roger (1992). El mundo como representación. Estudios sobre historia cultural. España: Gedisa.

de Moragas, Miquel (ed.) (1985). Sociología de la comunicación de masas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili

de Moragas, Miquel (2013). Interpretar la comunicación. Estudios sobre medios en América y Europa. España: Gedisa.

Doohm, Stefan (2005). Adorno: A Biography. Cambridge: Polity.

Fleming, D. y Bernard, B. (1969). The intellectual migration: Europe and America, 1930-1960. Estados Unidos: Harvard University.

Galindo Cáceres, Luis (2007). La sociología funcionalista y la comunicología histórica. Un apunte historiográfico de una versión histórica. Question, 1, 16. Disponible en: http://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/viewFile/443/367 (Consultado el 12 de diciembre de 2017)

Gómez Aguirre, M. y Resico, M. (2009). La crisis de 1930 y las políticas del New Deal. Un examen desde la Economía y las Instituciones. Ensayos de Política Económica, 3. Disponible en: http://bibliotecadigital.uca.edu.ar/repositorio/revistas/crisis-1930-politicas-new-deal.pdf (Consultado el 7 de diciembre de 2017).

Graham, Sarah (2016). Culture and Propaganda. The Progressive Origins of American Public Diplomacy, 1936-1953. Estados Unidos: Routledge.

Hobsbawm, Eric ([1994] 2006). Historia del siglo XX. Buenos Aires: Crítica.

Jay, Martin (2017). Exilios permanentes. Ensayos sobre la migración intelectual alemana en Estados Unidos. Argentina: El cuenco de plata.

Lang, K. y Lang, G. ([1955] 1985). Los “mass-media” y las elecciones. En de Moragas, M. (ed.) Sociología de la comunicación de masas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 431-451.

Lazarsfeld, Paul (1940). Radio and the printed page. Estados Unidos: Duell, Sloan & Pearce.

Laswell, Harold ([1948] 1985). Estructura y función de la comunicación en la sociedad. En de Moragas, M. (ed.) Sociología de la comunicación de masas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 192-206.

Lazarsfeld, P. y Merton, R. ([1948] 1985). Comunicación de masas, gustos populares y acción social organizada. En de Moragas, M. (ed.) Sociología de la comunicación de masas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 172-191.

Lazarsfeld, Paul ([1953] 1985). La campaña electoral ha terminado. En de Moragas, M. (ed.) Sociología de la comunicación de masas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 394-409.

Lazarsfeld, P., Berelson, B. y Mcphee, W. ([1954] 1985). Procesos políticos: la misión de los “mass-media”. En de Moragas, M. (ed.) Sociología de la comunicación de masas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 410-430.

Mattelart, A., Mattelart, M. y Piccini, M. ([1970] 1977). Los medios de comunicación de masas. La ideología de la prensa liberal. Caracas: el cid editor.

Mattelart, Armand (1996). La comunicación-mundo. Historia de las ideas y de las estrategias. Argentina: Siglo XXI.

Mattelart, A. y Mattelart, M. (1997). Historia de las teorías de la comunicación. España: Paidós.

Merton, R. (1949). Patterns of influence: a study of interpersonal influence and of communications behavior in a local community. En Lazarsfeld, P. y Stanton, F. (comps.), Communications research, 1948 -1949. Estados Unidos: Harper & Brothers.

Neiburg, F. y Plotkin, M. (2004). Intelectuales y expertos. La constitución del conocimiento social en la Argentina. Argentina: Paidós.

Reisch, Zachary (2014). The Institute for Propaganda Analysis: Protecting Democracy in Pre-World War II America. Estados Unidos: Haverford College/Department of History.

Siepmann, Charles (1953). El siglo de la televisión. El Correo, 6, 3.

Supa, Dustin (2009). The Origins of Empirical Versus Critical Epistemology in American Communication. American Communication Journal, 11, 3. Disponible en: http://ac-journal.org/journal/2009/Fall/4TheOriginsofEmpirical.pdf (Consultado el 15 de diciembre de 2017).

Swingewood, Alain (2003). El mito de la cultura de masas. México: Ediciones Coyoacán.

Torres Albero, C. y Lamo de Espinosa, E. (2003). In memorian Robert K. Merton (1910-2003). REIS, 100.

Wiggershaus, Rolf ([1986] 2011). La Escuela de Fráncfort. Argentina: FCE.

Wolf, Mauro ([1987] 2011). La investigación de la comunicación de masas. Críticas y perspectivas. Ciudad de Buenos Aires: Paidós.

Publicado
2018-12-15
Como Citar
Sánchez Narvarte, R. E. (2018). Entre intelectuais e expertos: Uma aproximação aos debates norte-americanos sobre os meios de comunicação (1940-1950). Austral Comunicación, 7(2), 155-172. https://doi.org/10.26422/aucom.2018.0702.san
Seção
Artigos livres