Os índices de medição da Reputação Corporativa na cadeia de valor das empresas de comunicação, uma proposta
Resumo
A necessidade de conhecer a valoração que fazem os grupos de interesse das empresas aumenta em contextos cada vez mais competitivos, o que faz com que avaliar a Reputação Corporativa (RC) seja uma tarefa primordial no âmbito da comunicação corporativa. Apesar da existência de variados índices de medição da RC, nenhum deles e responde a avaliação de toda a cadeia de valor, já que em sua maioria tomam como mostra apenas a alguns dos stakeholders. Adicionalmente, não estão difundidos índices de Reputação setoriais ou focados a um setor econômico concreto. Este artigo é uma proposta metodológica que apresenta um Índice de Reputação Corporativa para Empresas de Comunicação (denominado IRCEC) construído a partir da análise de outros índices acadêmicos e empresariais existentes. Dessa forma, o desenvolvimento metodológico tem permitido o estudo de diferentes índices de medição no âmbito teórico e empresarial, os quais utilizam dimensões e atributos para a implementação de suas ferramentas de avaliação, como se faz usualmente em todos os índices. Os resultados da pesquisa mostram a proposta do IRCEC detalhada por essas dimensões e atributos. Conclui-se que cada uma das partes interessadas pode ter uma valoração diferenciada da RC. A avaliação segmentada por stakeholders aparece como a via mais recomendável para, posteriormente, comparar percepções e empreender estratégias diferenciadas para cada grupo de interesse. Uma estratégia destinada a melhorar a RC de uma empresa deverá identificar os valores intangíveis da marca que são importantes para seus grupos de interesse.
Downloads
Referências
Aguilera, J. & Baños, M. (2016). Branded entertainment. Madrid: ESIC.
Alloza, A. (2006). La medición continua de la reputación corporativa. En Benavides, J., Fernández, J. and Villagra, N. (Eds.), La ética de la responsabilidad social de las empresas y organizaciones (pp. 183-204). Madrid: Universidad Pontificia Comillas.
Alloza, A. (2015). Aproximación a la reputación y a la responsabilidad corporativa. En Benavides, J. and Monfort, A. (Eds.), Comunicación y empresa responsable (pp. 171-197). Pamplona: EUNSA.
Álvarez, J. T. (2008). Entorno mixto para gestión de reputación e intangibles. En Fernández, M. (Ed.), Comunicación en la sociedad red: la construcción mediática de la realidad (pp. 73-95). Ávila: Universidad Católica de Ávila.
Argenti, P. & Forman, J. (2002). The power of corporate communication. Nueva York: McGraw Hill.
Argenti, P. (2014). Comunicación estratégica y su contribución a la reputación. Madrid: LID.
Arrese, A. & Baigorri, M. (2011). Corporate reputation and the news media in Spain. En Carroll, C. (Ed.), Corporate reputation and the news media (pp. 168-191). New York: Routledge.
Aula, P. & Mantere, S. (2008). Strategic reputation management. Nueva York: Routledge.
Capriotti, P. (2009). Branding corporativo. Fundamentos para la gestión estratégica de la identidad corporativa. Santiago: Andros.
Carrió, M. (2011). Creació d’una nova metodologia multistakeholder per a l’amidament de la reputació corporativa a partir de l’anàlisi de les 5 metodologies de referència: Fortune AMAC, Fortune WMAC, Merco, Coeficient de Reputació Corporativa (CRQ) i RepTrack (Tesis de doctorado). Universidad Pompeu Fabra, Barcelona. Recuperado de http://www.upf.edu/doctorats/en/menutesi/tesis/11.html .
Carrió, M. (2013). Gestión de la reputación corporativa. Barcelona: Libros de Cabecera.
Caruana, A. (2008). An attitudinal measure of corporate reputation. En Melewar, T. (Ed.), Facets of corporate identity, communication and reputation (pp. 197-209). Nueva York: Routledge.
Cortada, N. (2004). Teoría y métodos para la construcción de escalas de actitudes. Buenos Aires: Lugar.
Costa, J. (2009). El DirCom hoy. Dirección y gestión de la comunicación en la nueva economía. Barcelona: Costa Punto Com.
Davies, G., Chun, R., Vinhas, R. & Roper, S. (2003). Corporate reputation and competitiveness. Nueva York: Routledge.
Delgado, V. & Olarte, M. (2012). Responsabilidad social corporativa en el sector de la televisión. Un estudio longitudinal de las memorias de sostenibilidad. Revista Internacional de Investigación en Comunicación AdResearch ESIC, 6(6), 112-129.
Doorley, J. & García, H. (Eds.) (2011). Reputation management. The key to successful public relations and corporate communication. Nueva York: Routledge.
Dowling, G. (2001). Creating corporate reputations. Identity, image, and performance. Nueva York: Oxford University Press.
Earl, S. & Waddington, S. (2012). Brand anarchy. Managing corporate reputation. Londres: Bloomsbury.
Etkin, E. (2008). El recorrido metodológico de la auditoría. En Suárez, A. (Ed.), Auditoría de comunicación (pp. 61-96). Buenos Aires: La Crujía.
Fernández, M. (2011). Comunicación y reputación en empresas e instituciones. Experiencias profesionales y propuestas prácticas. Madrid: Universitas.
Fernández, T. (2013). Las corporaciones de radiotelevisión pública de la Unión Europea y el incipiente uso de la web 2.0 para comunicar RSC. Journal of Communication, 6, 86-110.
Firestein, P. (2009). Crisis of character. Building corporate reputation in the age of skepticism. Nueva York: Union Square Press.
Fombrun, C. (1996). Reputation. Realizing value from the corporate imagen. Boston: Harvard Business School Press.
Fombrun, C. & Rindova, V. (2000). The road to transparency: reputation management at Royal Dutch/Shell. En Schultz, M., Hatch, M. and Larsen, M. (Eds.), The expressive organization. Linking identity, reputation, and the corporate brand (pp. 77-96). Nueva York: Oxford University Press.
Freeman, B. (2006). Substance sells: aligning corporate reputation and corporate responsibility. Public Relations Quaterly, 51(1), 12-19.
Gable, T. (2008). Imagen as a part of corporate strategy. Building reputation for long-term benefit. En Anthonissen, P. (Ed.), Crisis Communication. Practical PR strategies for reputation management and company survival (pp. 44-54). Londres: Kogan Page.
Gaultier, S., Louisot, J. & Rayner, J. (2009). Managing reputational risk – from theory to maintaining trust in the 21st century (pp. 161-176). Londres: Springer.
Griffin, A. (2009). New strategies for reputation management. Gaining control of issues, crises and corporate social responsibility. Londres: Kogan Page.
Hannington, T. (2006). Cómo medir y gestionar la reputación de su empresa. Barcelona: Deusto.
Hernández, M., Losada, A. & Macías, A. (2007). Estrategia y conducta social de la organización. Salamanca: Universidad Pontificia Salamanca.
Huang, L., Wang, S., Hsu, C., Zhang, J. & Yang, F. (2016). Using reputation measurement to defend mobile social networks against malicious feedback ratings. The Journal of Supercomputing, 71(6), 2190-2203. doi: https://doi.org/10.1007/s1122.
Ingenhoff, D. & Koelling, M. (2012). Media governance and corporate social responsibility of media organizations: an international comparison. Business Ethics: A European Review, 21(2), 154-167. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-8608.2011.01646.x .
Jackson, K. (2004). Building reputational capital. Strategies for integrity and fair play that improve the bottom line. Nueva York: Oxford University Press.
Komisarjevsky, C. (2012). The power of reputation. Strengthen the asset that will make or break your career. Nueva York: Amacom.
Larkin, J. (2003). Strategic reputation risk management. Nueva York: Palgrave MacMillan.
Lindemann, J. (2010). El valor financiero de la marca. En Brujó, G. (Ed.), En clave de marcas (pp. 48-65). Madrid: LID.
Lizcano, J. (2006). Información empresarial sobre responsabilidad social. En Benavides, J., Fernández, J. & Villagra, N. (Eds.), La ética y la responsabilidad social de las empresas y organizaciones (pp. 121-140). Madrid: Universidad Pontificia Comillas.
López, V. & Iglesias, S. (2006). Percepciones directivas del recurso reputación. Estudio empírico de sus relaciones con el rendimiento empresarial. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, 28, 139-160.
López, B. & Sebastián, A. (2009). Responsabilidad social corporativa y reputación corporativa. En Sánchez, J. and Pintado, T. (Eds.), Imagen corporativa. Influencia en la gestión empresarial (pp. 139-170). Madrid: ESIC.
Mandelli, A. & Cantoni, L. (2010). Social media impact on corporate reputation: proposing a new methodological approach. Cuadernos de Información, 27, 61-74. doi: https://doi.org/10.7764/cdi.27.23.
Martínez, I. & Olmedo, I. (2009). La medición de la reputación empresarial: problemática y propuesta. Investigaciones Europeas, 15(2), 127-142.
Merino, M. & Pintado, T. (2009). Auditoría y estrategia de imagen. En Sánchez, J. and Pintado, T. (Eds.), Imagen corporativa. Influencia en la gestión empresarial (pp. 83-104). Madrid: ESIC.
Morley, M. (2002). How to manage your global reputation. Nueva York: Palgrave.
Nomen, E. (2005). Valor razonable de los activos intangibles. El efecto mariposa de la segunda deslocalización. Barcelona: Deusto.
Olins, W. (2000). How brands are taking over the corporation. En Schultz, M., Hatch, M. & Larsen, M. (Eds.), The expressive organization. Linking identity, reputation, and the corporate brand (pp. 51-65). Nueva York: Oxford University Press.
Orozco-Toro, J. & Ferré-Pavia, C. (2012). La fuerza de los stakeholders en el caso de La Noria. Ciudadanía crítica y uso de las redes sociales en un análisis de la reputación corporativa. Icono 14, 10(3), 403-424. doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v10i3.159.
Orozco-Toro, J. & Ferré-Pavia, C. (2017). La percepción de la reputación corporativa de los stakeholders de una empresa de comunicación: cómo afecta a Televisió de Catalunya comunicar una acción de responsabilidad social corporativa. Palabra Clave, 20 (2), 473-505. doi: https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.2.8.
Paranaíba, I., Souza, R., Marques, A. & Miranda, J. (2016). Efeitos da reputação corporativa no custo de capital próprio em empresas brasileiras listadas. Revista Universo Contábil, 12(1), 178-198. doi: https://doi.org/10.4270/ruc.2016110.
Pérez, A. & Rodríguez del Bosque, I. (2014). Identidad, imagen y reputación de la empresa: integración de propuestas teóricas para una gestión exitosa. Cuadernos de Gestión, 14(1), 97-126. doi: https://doi.org/10.5295/cdg.130389ap .
Quevedo, E. (2003). Reputación y creación de valor. Madrid: Thomson.
Raithel, S., & Schwaiger, M. (2015). The effects of corporate reputation perceptions of the general public on shareholder value. Strategic Management Journal, 36(6), 945-956.
Rodríguez, M. & Alfaro, J. (2004). La sostenibilidad como factor de creación de valor para las empresas. En Fundación Empresa y Sociedad. (Eds.), Manual de la empresa responsable (pp. 9-19). Madrid: Cinco Días.
Ruiz, B., Esteban, A., & Gutiérrez, S. (2014). Reputación bancaria durante la crisis económica. Comparación entre las principales entidades financieras desde la perspectiva del cliente. Universia Business Review, 43, 16-35.
Salinas, G. (2007). Valoración de marcas. Bilbao: Deusto.
Sanna, D. (2013). Desafíos actuales frente a la medición de la reputación corporativa. Austral Comunicación, 2(1), 79-104.
Sanz de la Tajada, L. (1994). Integración de la identidad y la imagen de la empresa. Madrid: ESIC.
Sarstedt, M., Wilczynski, P., & Melewar, T. C. (2013). Measuring reputation in global markets—A comparison of reputation measures’ convergent and criterion validities. Journal of World Business, 48(3), 329-339. doi: https://doi.org/10.1016/j.jwb.2012.07.017.
Schultz, M., Hatch, M. & Larsen, M. (Eds.) (2000). The expressive organization. Linking identity, reputation, and the corporate brand. Nueva York: Oxford University Press.
Schwaiger, M. (2004). Components and parameters of corporate reputation – an empirical study. Schmalenbach Business Review, 56, 46-71.
Schwaiger, M., Raithel, S. & Schloderer, M. (2009). Recognition or rejection – How a company’s reputation influences stakeholder behaviour. En Klewes, J. and Wreschniok, R. (Eds.), Reputation Capital. Building and maintaining trust in the 21st century (39-52). Londres: Springer.
Shamma, H. & Hassan, S. (2009). Customer and non-customer perspectives for examining corporate reputation. Journal of Product and Brand Management, 18(5), 326-337. doi: https://doi.org/10.1108/10610420910981800.
Tejedo-Romero, F. & Ferraz, J. F. (2015). Información del Capital Humano: la generación de intangibles y la responsabilidad social. Cuadernos de Gestión, 16(1), 125-144. doi: https://doi.org/10.5295/cdg.140498ft.
Valenzuela, L., Jara-Bertin, M. & Villegas, F. (2015). Prácticas de responsabilidad social, reputación corporativa y desempeño financiero. Revista de Administração de Empresas, 55(3), 329-344. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-759020150308.
Van Riel, C. (1997). Comunicación corporativa. Madrid: Prentice Hall.
Vila, N. & Küster, I. (2013). Antecedentes de reputación corporativa en cadenas televisivas. Revista de Ciencias Sociales, 19(2), 334-348.
Villafañe, J. (2004). La buena reputación. Claves del valor intangible de las empresas. Madrid: Pirámide.
Copyright (c) 2017 Jaime Alberto Orozco-Toro, Carme Ferré-Pavia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.