Aproximação conceptual a comunicação corporativa

Retos e propostas

  • César Ulloa Tapia Universidad de las Américas, Ecuador
  • Juan Alejandro Villalobos Arqueros Universidad de las Américas, Ecuador
  • Diego Eduardo Apolo Universidad de las Américas, Ecuador
Palavras-chave: comunicação corporativa, processos, técnicas, atividades, gestão

Resumo

Nos últimos vinte anos, a definição de comunicação corporativa (CC) tem seguido o caminho da polissemia ou o dos múltiplos significados dentro de uma marcada perspectiva instrumental na que se privilegia o papel das técnicas, as ferramentas e os instrumentos de gestão e execução administrativos. Neste contexto, se observa que a definição de comunicação corporativa responde a uma estratégia de estiramento conceptual, já que inclui elementos e atributos do marketing, a administração, o branding e o design para que o profissional do campo possa responder aos retos e desafios do mundo globalizado. De maneira concomitante, nestes vinte anos tem se evidenciado o protagonismo das corporações na vida dos povos e suas inversões para superdimensionar sua imagem, fortalecer sua identidade e estar no nível das exigências do mercado, em uma economia na que os serviços se impõem às matérias primas. A imagem, a identidade e a cultura organizacional são os intangíveis do presente e do futuro. Um dos objetivos deste artigo é amplificar o debate sobre a comunicação corporativa a partir de uma revisão bibliográfica para deixar o olhar prototípico da imprensa, assim como do ativismo laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez, J. (2012). Manejo de la comunicación organizacional: espacios, herramientas y tendencias en gestión de negocios. [Madrid]: Díaz de Santos.

Apolo, D.; Murillo, H. & García, G. (2014). Comunicación 360: herramientas para la gestión de comunicación interna e identidad. Quito: Universidad Tecnológica Equinoccial. Facultad de Comunicación.

Arribas Urrutia, A. (2006). Nuevos modos de crear y gestionar cultura. En Comunicación organizacional: cultura y gestión para el cambio (p. 99-118). Quito: CIESPAL.

Berlo, D. (1969). El proceso de la comunicación. Buenos Aires: El Ateneo.

Borja, R. (2002). Enciclopedia de la política. 3a. ed. México: Fondo de Cultura Económica.

Borja, R. (2015). Enciclopedia de la política. Tomado de http://www.enciclopediadelapolitica.org/ Consultado: 10 de marzo de 2015.

Capriotti, P. (1999). Comunicación corporativa: una estrategia de éxito a corto plazo. Capacitación y Desarrollo, 13, p. 30-33.

Costa, J. (1995). Comunicación corporativa y revolución de los servicios. Madrid: Ediciones Ciencias Sociales.

Costa, J. (2007). El DirCom hoy: dirección y gestión de la comunicación en la nueva economía. Barcelona: Costa Punto Com.

Costa, J. (2015). El paradigma DirCom. Barcelona: Joan Costa Institute.

Fernández, C. (1991). La comunicación en las organizaciones. México: Trillas.

González, B. & Gallardo, L. (2014). La guerra por el sentido. En Nuevos movimientos sociales y comunicación corporativa: la revolución de la acción (p. 62-83). Gallardo L. et al. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Ediciones de Periodismo y Comunicación (EPC); Instituto de Investigaciones en Comunicación (IICOM).

Kreps, G. (1995). La comunicación en las organizaciones. Delaware: Addison-Wesley Iberoamericana.

Martínez, A. & Nosnik, A. (1988). Comunicación organizacional práctica. México: Trillas.

Morin, E. (1997). Sobre la interdisciplinariedad. Publicaciones ICESI. Bogotá, 62, p. 9-15.

Pasquel, G.; Báez, V.; Pauker, L. & Apolo, D. (2015). Percepción, activos intangibles y stakeholders: modelo para el análisis de imagen corporativa. Revista Mediterránea de Comunicación, 7 (1), 1-17. Tomado de http://www.mediterranea-comunicacion.org/Mediterranea/article/view/179/413 Consultado: 19 de septiembre de 2015.

Pérez, R (2015). Comunicación estratégica organizacional: ¿estamos los teóricos complicando la vida a los profesionales? En: Galindo, J & Islas, O. (coord.). Ingeniería en comunicación social y comunicación estratégica (p. 263-302). La Laguna (Tenerife): Sociedad Latina de Comunicación Social.

Pizzolante, I. (2004). Gobierno corporativo: la revolución de la transparencia. En: Losada Díaz, José Carlos (coord.). Gestión de la comunicación en las organizaciones (p. 175-192). [Barcelona]: Ariel.

Sartori, G. (2011). Cómo hacer ciencia política. Madrid: Santillana.

Ulloa, C. (2015). Comunicación: oferta académica y mercado laboral. En: Estrategas: investigación en comunicación. Quito: Universidad de las Américas (UDLA), 1 (1), p. 53-62.

Ulloa, C. (2007). Comunicación, cultura y desarrollo. Quito: Ediciones CIESPAL (Intiyán; 47).

Universidad Central del Ecuador. Facultad de Comunicación Social (FACSO) (1998). Plan director de la Carrera de comunicación social. Quito: FACSO.

Van Riel, C. (1997). Comunicación corporativa. Madrid: Prentice Hall.

Valle, M. (coord.) (2005). Presentación. En: Comunicación organizacional: abordajes y perspectivas de análisis (p. 5-9). Quito: Ediciones CIESPAL (Encuentros; 11).

Valle, M. (2006). Estudio de caso: la comunicación organizacional en una empresa mexicana. En: Comunicación estratégica para las organizaciones (p. 255-278). Quito: Ediciones CIESPAL (Encuentros; 15).

Villafañe, J. (2012). La comunicación intangible: reinventar la comunicación empresarial. Revista Dircom, 93, p. 8-16.

Villafañe, J. (2004). La buena reputación: claves del valor intangible de las empresas. Madrid: Pirámide.

Villagra, N. (2015). La gestión de intangibles y la dirección de comunicación. En: Enrique, Ana María & Morales, Francisca (coords.). Somos estrategas: dirección de comunicación empresarial e institucional. Barcelona: Gedisa.

Publicado
2015-12-15
Como Citar
Ulloa Tapia, C., Villalobos Arqueros, J. A., & Apolo, D. E. (2015). Aproximação conceptual a comunicação corporativa: Retos e propostas . Austral Comunicación, 4(2), 287-301. https://doi.org/10.26422/aucom.2015.0402.ull
Seção
Artigos livres