Cidadania comunicativa, espaço público midiático e realizadores locais
O caso do Plano de Fomento Audiovisual em Mendoza, Argentina
Resumo
Esse trabalho expõe as principais conclusões da pesquisa da minha tese da Maestria em Comunicação da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede Equador. O trabalho se intitula “Instrumentos de políticas públicas de comunicação e realizadores audiovisuais locais argentinos: uma contribuição à cidadania comunicativa”. Aqui se expõem parcialmente os principais achados dessa pesquisa. No marco das políticas públicas de comunicação recentemente sancionadas na Argentina (Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual), a pesquisa propõe uma análise das potencialidades dos instrumentos resultantes desse processo para ampliar as possibilidades de participação de instancias cidadã de produção audiovisual. Esse objetivo está baseado na ferramenta conceptual denominada “cidadania comunicativa”, a qual aprofunda a relação entre direito, participação e espaço público mediático num contexto atravessado por novas tecnologias e práticas de comunicação globalizadas. O caso de estudo analisado se baseia na execução do Plano de Fomento e Promoção de Conteúdos Audiovisuais Digitais, o qual tem como objetivo financiar projetos de realizadores independentes do interior do país. O interrogante que surge é a capacidade deste plano para contribuir ao exercício da cidadania comunicativa. Com esse fim, se realizaram treze entrevistas aos ganhadores do concurso localizados em Mendoza, durante o período março-abril de 2014.
Downloads
Referências
Aguirre, Alix & Fernández, Nelly (2013). Derechos humanos y tecnología comunitaria para la Inclusión social y democratización del conocimiento: proyecto de investigación. Consejo de Desarrollo Científico, Humanístico y Tecnológico de la Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela. Disponible en: http://www.virtualeduca.info/ponencias2013/124/zuliavirtualeduca2013 (Consulta: 8 ago. 2015).
Argentina. Ley 26.522 (2009). Servicios de comunicación audiovisual. Disponible en http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/155000-159999/158649/norma.htm (consulta: 8 ago. 2015).
Barceló, Teresa & Sánchez, María (2010). La fuga digital: convergencia de contenidos audiovisuales interactivos en las tres pantallas: televisión, móvil e internet. En: Francés, Miquel; Gavalda, Josep; Llorca, Germán; Peris, Alvar (coords.). La calidad de los contenidos audiovisuales en la multidifusión digital (p. 181-198). Barcelona: UOC.
Becerra, Martín (2015). De la concentración a la convergencia: políticas de medios en Argentina y América Latina. Buenos Aires: Paidós.
Bizberge, Ana; Mastrini, Guillermo & Becerra, Martín (2011). La televisión digital terrestre en Argentina: entre la geopolítica regional y la iniciativa estatal. En: Badillo Sierra, Manuel (ed.). La transición a la televisión digital terrestre en Iberoamérica: diagnóstico y perspectiva (p. 193-222). Quito: CIESPAL.
Bressers, Hans & Toole, Laurence (2007). Instrument selection and implementation in a networked context. En: Eliadis Pearl et al. (eds.). Designing government: from instruments to governance (p. 132-153). Montreal: McGill-Queen’s University Press.
Calderón, Fernando; Hopenhayn, Martín & Ottone, Ernesto (1996). Esa esquiva modernidad: desarrollo, ciudadanía y cultura en América Latina y el Caribe. Caracas: Nueva Sociedad. Camacho, Carlos (2007). Cultura de la transparencia: el derecho humano a la información en el desarrollo de la ciudadanía comunicativa en Bolivia (1997-2007). La Paz: COSUDE.
Castells, Manuel (2005). La sociedad en red. Madrid: Alianza.
Escribiendocine (2010, dic. 4). Se anunciaron los ganadores de los concursos del Plan Operativo de Promoción y Contenidos Audiovisuales Digitales. Disponible en: http://www.escribiendocine.com/noticia/0002042-se-anunciaron-los-ganadores-de-los-concursos-del-plan-operativo-depromocion-y-contenidos-audiovisuales-digitales/ (consulta: 8 ago. 2015).
Guber, Rosana (2004). El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós.
Halpern, Gerardo (2012). Aportes comunicacionales para un debate sobre ciudadanía y migración. Trabajo y Sociedad, 19, p. 229-242.
Hopenhayn, Martín (2000). Ciudadanía e igualdad social: ecuación pendiente. Reflexión Política. Bucaramanga, Colombia: Universidad Autónoma de Bucaramanga, 2 (3).
Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) (2011). Bases y condiciones para el concurso series de documentales federales. En: Plan operativo de promoción y fomento de contenidos audiovisuales digitales. 2ª ed. 2011 Disponible en: http://ant.incaa.gob.ar/castellano/home/concursos_tvdigital/produccion_contenidos/2_documentales_federales2011.pdf (consulta: 8 ago. 2015).
Marshall, T. H. & Bottone, T (1998). Ciudadanía y clase social. Madrid: Alianza.
Mata, María Cristina (2006). Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Fronteiras: estudios mediáticos 8 (1), p. 5-15.
Segura, María Soledad (2008). Comunicación y ciudadanía en los estudios latinoamericanos de comunicación. Centro de Informaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades; Córdoba, Argentina. Disponible en: http://www.ffyh.unc.edu.ar/ciffyh/wp-content/uploads/2011/08/segura-maria-soledad.pdf (consulta: 8 ago. 2015).
Segura, María Soledad (2013). El sector social en la implementación de la Ley 26.522: condiciones y estrategias. Ponencia presentada en el VI Encuentro Panamericano de Comunicación (COMPANAM), Córdoba, Argentina.
Sel, Susana (2013). La democratización comunicacional en Argentina: avances en políticas públicas y obstáculos económicos, políticos y culturales. En: Dantas, Marcos (coord.). Avances en los procesos de democratización de las comunicaciones en América Latina. (p. 139-165). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).
Señales (2015, ene. 21). Se conformó el Consejo Consultivo Honorario de los Medios Públicos. Disponible en: http://seniales.blogspot.com.ar/2015/01/se-conformo-el-consejo-consultivo.html (consulta: 8 ago. 2015).
Télam (2014, sep. 22). TDA alcanzó un 87% de cobertura nacional, dijo Osvaldo Nemirovsci. Disponible en: http://www.telam.com.ar/notas/201409/79021-osvaldo-nemirovsci-televisiondigital-abierta-cobertura-territorio-nacional-comunicacion.html (consulta: 8 ago. 2015).
Copyright (c) 2015 Rocío Belén Pérez Monteleone
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.