Passado e presente das midiatizações de som/áudio
Uma abordagem sistémica
Resumo
Este artigo propõe uma revisão das midiatizações sonoras/áudio consideradas como inovadoras no atual ecossistema midiático.
Esses são fenômenos típicos do ecossistema de plataformas, mas também têm impacto na vida cotidiana. Seria impossível um percurso exaustivo desde propostas de interstícios individuais ou interindividuais até aquelas que buscam uma abrangência massiva. Entre os primeiros, aplicativos para comandos de voz ou mensagens de áudio em plataformas de mensagens. Entre estes últimos, serão revistos o renascimento do audiolivro e a explosão do podcasting. A metodologia será a da sociossemiótica das midiatizações, com abordagem ecossistêmica. O objetivo central é oferecer mais uma contribuição à abordagem interdisciplinar com a qual estão sendo investigadas as midiatizações apoiadas nas redes sociais. Serão considerados três níveis: o dos dispositivos técnicos aplicados tanto na produção, distribuição e recepção, o dos formatos discursivos propostos e suas relações com os diferentes tipos de mobilidade na recepção. O momento atual será comparado com os momentos anteriores das midiatizações som/áudio para estabelecer permanências e continuidades, como procedimento de comparação.
Downloads
Referências
Andacht, F. y Abdala, K. (2018). Signos de identidad en las cocinas de la telerrealidad: un análisis semiótico de dos formatos televisivos. En L.I.S. Letra. Imagen. Sonido. Ciudad mediatizada, (19), 19-39.
Arnheim, R. ([1933] 1980). Estética radiofónica. Gustavo Gili.
Ashton, K. (2009). RFiD Journal. Expert Views. https://www.rfidjournal.com/that-internet-of-things-thing.
Astrada, C. (1933). El juego existencial. Babel.
Barthes, R. ([1970] 1982). La antigua retórica. Ediciones Buenos Aires.
Barthes, R. (1991). Introducción al análisis estructural del relato. En Barthes, R., Greimas, A. J., Eco, U., Gritti, J., Morin, V. Metz, C., Genette, G., Todorov, T. y Bremond, C., Análisis estructural del relato (8a ed., pp. 7-38). Editorial Tiempo Contemporáneo.
Berman, M. (2018). La construcción de un género radiofónico: el radioteatro. Eudeba.
Calabrese, O. (1987). La era neobarroca. Cátedra.
Campos, D. (2021). ¿Acelerar los audios de WhatsApp es realmente un beneficio? Redacción. Periodismo humano. https://www.redaccion.com.ar/acelerar-audios-de-whatsapp/#:~:text=A%20fines%20de%20mayo%20de,la%20mitad%20del%20tiempo%20real.
Ducrot, O. (1984). El decir y lo dicho. Hachette.
Enzensberger, H. M. (1984). Elementos para una teoría de los medios de comunicación. Anagrama.
Espada, A. (2017). Podcast, el mundo de la radio on demand. Otra manera de hacer radio pensada para el oyente multiplataforma. Revista Fibra, (26). http://papel.revistafibra.info/podcast-mundo-la-radio-on-demand/.
Fernández, J. L. (2012). La captura de la audiencia radiofónica. Líber Editores. https://www.academia.edu/17810887/La_captura_de_la_audiencia_radiof%C3%B3nica.
Fernández, J. L. (2018). Plataformas mediáticas. Elementos de análisis y diseño de nuevas experiencias. La Crujía.
Fernández, J. L. (2021). Vidas mediáticas. Entre lo masivo y lo individual. La Crujía.
Fraticelli, D. (2003). Nuevos chats en la red. En Del Villar, R. y Scolari, C. (Coords.), deSignis (pp. 107-116). C. FELS-Gedisa.
García Canclini, N. ([1990] 2001). Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Paidós.
González Conde, J. (2002). El diseño del guión radiofónico para programas informativos. En Martínez-Costa, M. P. (Coord.), Información radiofónica (pp. 121-162). Ariel.
Hamon, P. (1994). Introducción al análisis de lo descriptivo. Edicial.
Iberlibro (2022). Cortázar por él mismo (audio CD) libro sonoro. Iberlibro. https://www.iberlibro.com/9789872019600/Cortazar-mismo-audio-libro-sonoro-9872019606/plp.
Igarza, R. (2009). Movilidad y consumo de contenidos. En Burbujas de ocio. Nuevas formas de consumo cultural (pp. 121-160). La Crujía.
Jansson, A. (2018). Mediatization and Mobile Lives. A Critical Approach. Routledge.
Joseph, I. (1999). Erving Goffman y la microsociología. Gedisa.
Kischinhevsky, M. (2017). Radios y medios sociales. Editorial UOC.
La Raíz. [@bandalaraiz] (2017). [Cuenta de Instagram]. Instagram. www.https://Instagram.com/bandalaraiz.
Lévi-Strauss, C. ([1962] 1975). El pensamiento salvaje. Fondo de Cultura Económica.
López, T. (5 de octubre de 2022). La historia del radio en el automóvil. Radionotas. https://radionotas.com/2022/05/10/la-historia-de-la-radio-en-el-automovil/.
López-Cano, R. (2018). Música dispersa. Musikeon Books.
McLuhan, M. ([1962] 1985). La galaxia Gutenberg. Génesis del “Homo typographicus”. Planeta-Agostini.
Moles, A. ([1967] 1978). Sociodinámica de la cultura. Paidós.
Morley, D. (2017). Communications and Mobility. The Migrant, the Mobile Phone, and the Container Box. John Wiley & Sons.
Pareja Aparicio, M., Terol Bolinches, R. y Alonso López, N. (2019). La utilización del podcast como herramienta pedagógica. Caso de estudio de la asignatura Teoría y Ecología de los Medios Audiovisuales. En IN-RED 2019: V Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red. Universitat Politècnica de València. http://ocs.editorial.upv.es/index.php/INRED/INRED2019/paper/view/10366.
Pérez de Pedro, J. (Coord.). (2010). Podcasting, tú tienes la palabra. Asociación Podcast. https://libros.metabiblioteca.org/bitstream/001/556/1/Podcasting-tu-tienes-la-palabra.pdf.
Samaja, J. (2016). Epistemología y metodología. Elementos para una teoría de la investigación. Eudeba.
Scolari, C. (2004). Hacer clic. Hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Gedisa.
Scolari, C. (2020). Cultura snack. La Marca Editora.
Scolari, C. (2021). ¿Una nueva edad de oro de la comunicación oral? Podcasts, audiolibros y otras especies sonoras. Hipermediaciones. https://hipermediaciones.com/2021/02/14/una-nueva-edad-de-oro/.
Scolari, C. (2022). Las leyes de la Interfaz. Diseño. Ecología. Evolución. Tecnología (2a ed.). Gedisa.
Scolari, C. y Logan, R. (2014). El surgimiento de la comunicación móvil en el ecosistema mediático. L.I.S. Letra. Imagen. Sonido. Ciudad mediatizada, (11), 67-82.
Segre, C. (1985). Principios de análisis del texto literario. Crítica.
Soto, M. (2014). La puesta en escena de todos los días: prácticas estéticas de la vida cotidiana. Eudeba.
Steimberg, O. (1988). La recepción del género: Una investigación sobre los juicios de calidad acerca de los medios. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de La Matanza.
Steimberg, O. (2013). Semióticas: las semióticas de los géneros, de los estilos, de la transposición. Eterna Cadencia Editora.
Timetoast. (s.f.). Evolución y desarrollo de las Tecnologías de la Información y la Comunicación. https://www.timetoast.com/timelines/evolucion-y-desarrollo-de-las-tecnologias-de-la-informacion-y-la-comunicacion.
Thimm, C., Anastasiadis, M. y Einspänner-Pflock, J. (Eds.). (2018). Media Logic(s) Revisited. Palgrave Macmillan - Springer Nature.
Todorov, T. (1983). Los dos principios del relato. En Los géneros del discurso (pp. 67-82). Paidós.
Traversa, O. (1994). Mixtopías: las utopías de las sociedades mediáticas. En Fortunati, V., Steimberg, O. y Volta, L. (Comps.), Utopías (pp. 65-75). Corregidor.
Traversa, O. (2014). Inflexiones del discurso. Cambios y rupturas en las trayectorias del sentido. Santiago Arcos Editor.
Verón, E. (1985). L'analyse du 'contrat de lecture': une nouvelle méthode pour les études de positionnement des supports presse. En Les médias, Expériences, recherches actuelles, applications (pp. 203-230). Institut de Recherches et d'Etudes Publicitaires.
Verón, E. (1987). La semiosis social. Gedisa.
Verón, E. (1995). La mediatización. En Cursos y conferencias (4). Oficina de publicaciones del CBC, Universidad de Buenos Aires.
Wallach, J. (2003). The Poetics of Electrosonic Presence: Recorded Music and the Materiality of Sound. Journal of Popular Music Studies, 15(1), 34-64.
Winn, R. (2021). 2021 Podcast Stats & Facts (Nueva investigación a partir de abril de 2021). Podcast insights. https://www.podcastinsights.com/es/podcast-statistics/.
Copyright (c) 2022 José Luis Fernández
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.