O impacto da regulação no desenvolvimento da convergência digital
O caso de Clarín e o rol das telefônicas
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de Cablevisión (Grupo Clarín) à luz das políticas de comunicação dos governos de Cristina Kirchner (2007-2015) e as mudanças introduzidas com a chegada de Mauricio Macri (2015) ao governo no desenvolvimento da convergência digital, em particular em relação com a prestação de serviços audiovisuais. Este artigo procura dar resposta a dois interrogantes: como afetou a Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual (LSCA) a estrutura de ingressos/assinantes de Grupo Clarín e em particular de Cablevisión? Em que medida o DNU 267 e logo o Decreto 1340/17 aceleram a implementação da convergência digital? A contribuição deste trabalho radica em demonstrar através da análise dos balanços de Clarín, que a pesar da LSCA promover um cenário restritivo para a concentração de meios, durante o período 2010-2015 o grupo manteve sua posição de domínio de mercado e incrementou seu negocio mais lucrativo: cabo e internet, o que explica, em parte, seu interesse por dividir-se (uma primeira tentativa como estratégia para adequar-se a lei a partir da sentença da Corte e logo, em forma definitiva depois da sanção do DNU). Os decretos de Macri impulsionaram de forma imediata movimentos no mercado, permitindo aquisições e alianças pendentes de autorização no governo anterior, assim como se debilitou o marco legal. Isso criou um entorno favorável para o desenvolvimento de negócios. Daí subjaz um olhar sobre a convergência orientada ao mercado, a eficiência técnica e a concorrência.
Downloads
Referências
Amorín, M. (1997). Las canaletas de la televisión: la historia de la TV por cable en la Argentina. Buenos Aires: Magazine Satelital.
Álvarez Monzoncillo, J. M. (2011). Introducción. En: Álvarez Monzoncillo (comp.). La televisión etiquetada: nuevas audiencias, nuevos negocios. Madrid: Ariel.
Baranchuk, M. (2010). Una historia sobre la promulgación de la Ley 26.522 de Servicios de Comunicación Audiovisual (o el largo camino hacia la democratización de las comunicaciones)”. En: Ley 26.5222 de servicios de comunicación audiovisual: historia, antecedentes europeos y principales artículos. Buenos Aires: Autoridad Federal de Servicios de Comunicación Audiovisual (AFSCA).
Badillo, A.; Mastrini, G. & Marenghi, P. (2015). Teoría crítica, izquierda y políticas públicas de comunicación: el caso de América Latina y los gobiernos progresistas. Comunicación y sociedad, Guadalajara, México, nueva ép., 24, p. 95-126.
Becerra, M. (2000). De divergencia a la convergencia en la sociedad informacional: fortalezas y debilidades de un proceso inconcluso. Zer 8, p. 93-112. Disponible en http://www.ehu.eus/zer/es/hemeroteca/articulo/De-la-divergencia-a-laconvergenciaen-la-sociedad-informacional/107 (consultado: 13 mar. 2017).
Becerra, M. (2012). Redes y medios: la resurrección de la política. [Santiago de Chile]: Friedrich Ebert Stiung. Disponible en: http://fes.cl/media/documentos/redes_medios_politica.pdf (consultado: 13 mar. 2017).
Becerra, M. (2015). De la concentración a la convergencia: políticas de medios en Argentina y América Latina. Buenos Aires: Paidós.
Bizberge, A. (2012). El impacto de Internet en los modelos de negocio de la industria televisiva en América Latina: un estudio de la convergencia tecnológica en cinco grupos multimedia [tesis de maestría]. Bernal, Argentina: Universidad Nacional de Quilmes.
Bizberge, A. (2015). La regulación sobre medios audiovisuales en el siglo XXI en Argentina y Brasil. Revista mexicana de opinión pública, 19, p. 13-38.
Bizberge, A. (2016, septiembre 29). Movimientos en la política de comunicación. Bastión digital. Buenos Aires: Poder Ciudadano, Fundación Directorio Legislativo y Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia (ACIJ). Disponible en: http://ar.bastiondigital.com/notas/movimientos-en-la-politica-de-comunicacion (consultado: 13 mar. 2017).
Bizberge, A. & Califano, B. (2016, enero 6). El pretexto de la convergencia. Página 12, sección La Ventana. Disponible en: http://www.pagina12.com.ar/diario/laventana/26-289663-2016-01-06.html (consultado: 13 mar. 2017)
Bizberge, A. & Goldstein, A. (2014). Medios y gobiernos latinoamericanos en el siglo XXI: las tensiones de una compleja relación. Buenos Aires: Observatorio Latinoamericano del Instituto de Estudios de America Latina y el Caribe (IEALC), Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (Dossier; 14). Disponible en: http://iealc.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/sites/57/2011/06/Observatorio-Latinoamericano-14-medios.pdf (consultado: 13 mar. 2017)
Braman, S. (2004). e emergent global information policy regime. New York: Macmillan.
Burri, M. (2013). Controlling new media (without the law). En: Price, M., Verhulst, S. & Morgan, L. (eds.). Routledge handbook of media law (p. 327-342). New York: Routledge.
Bustamante, E. (2003). Hacia un nuevo sistema mundial de comunicación: las industrias culturales en la era digital. Barcelona: Gedisa.
Bustillo, R. (2011). Un modelo institucional para la regulación en materia de convergencia tecnológica en América Latina. Santiago de Chile: CEPAL. Disponible en: http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/3916/S2011096.pdf;jsessionid=8BDAC5CBA5D05B075034695535A87B10?sequence=1 (consultado: 13 mar. 2017)
Califano, B & Bizberge, A. (2016, enero 6). Hacia un negocio más concentrado. Bastión digital. Buenos Aires: Poder Ciudadano, Fundación Directorio Legislativo y Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia (ACIJ). Disponible en: http://ar.bastiondigital.com/notas/hacia-un-negocio-mas-concentrado (consultado: 13 mar. 2017).
de Charras, D. & Baladrón, M. (2013). Libertad de expresión y derecho a la información: luces y sombras en el camino hacia el ejercicio pleno de una ciudadanía comunicacional. En: Centro de Estudios Legales y Sociales (CELS).
Derechos humanos en Argentina: informe 2013 (p. 499-537). Buenos Aires: Siglo XXI.
de Charras, D. & Baladrón, M. (2014). Una mirada sobre la sentencia que confirmó la constitucionalidad de la Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual (LSCA) en Argentina. Chasqui, 127, p. 37-47.
De Moraes, D. (2011). La cruzada de los medios en América Latina: gobiernos progresistas y políticas de comunicación. Buenos Aires: Paidós.
Drucker, S. & Gumpert, G.(2010) (eds). Regulating convergence. New York: Peter Lang.
Garnham, N. (1999). El desarrollo del multimedia: un desplazamiento de la correlación de fuerzas. En: Bustamante, E. & Álvarez Monzoncillo, J. M. (eds.). Presente y futuro de la televisión digital. Madrid: Edipo.
Grupo Clarín (2010-2015). Reporte anual. Disponibles en: http://www.grupoclarin.com/ir/Reportes-de-Resultados (consultado: 13 mar. 2017).
Grupo Clarín (2010-2015). Estados contables. Disponibles en: http://www.grupoclarin.com/ir/Reportes-de-Resultados (consultado: 13 mar. 2017).
Gómez Germano, G. (2011). Gobiernos progresistas y políticas públicas de comunicación: una aproximación regional para provocar la reflexión. En: Koschützke, E. & Gerber, E. (eds.). Progresismo y políticas de comunicación: manos
a la obra (p. 15-32). Buenos Aires: Fundación Friedrich Ebert.
Freedman, D. (2006). Dynamics of power in contemporary media policy-making. Media, culture & society. London, 28 (6), p. 907-923.
Gindre, G. (2007). Agenda de regulação: uma proposta para o debate. En: Silveira, S. A.; Benkler, Y; Werbach, K.; Brant, J. & Gindre, G. Comunicação digital e a construção dos commons: redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação (p. 129-174). São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
Jenkins, H. (2006). Convergence culture: where old and new media collide. New York: University Press.
Katzenbech, C. (2013). Media governance and technology: from “code is law” to governance constellation. En Price, M.; Verhulst, S. & Morgan, L. (eds.) (2013). Routledge handbook of media law (p. 399-418). New York: Routledge.
Kitzberger, P. (2014). Medios y política democrática en América Latina: ¿ha llegado la hora de las reformas? En: Bizberge, A. & Goldstein, A. (eds). Medios y gobiernos latinoamericanos en el siglo XXI: las tensiones de una compleja relación (p. 66-77). Buenos Aires: Observatorio Latinoamericano del Instituto de Estudios de America Latina y el Caribe (IEALC), Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (Dossier; 14). Disponible en: http://iealc.sociales.uba.ar/wpcontent/uploads/sites/57/2011/06/Observatorio-Latinoamericano-14-medios.pdf (consultado: 13 mar. 2017).
Latzer, M.; Just, N. & Saurwin, F. (2013). Self- and co-regulation: evidence, legitimacy and governance choice. En: Price, M.; Verhulst, S. & Morgan, L. (eds.). Routledge handbook of media law (p. 373-398). New York: Routledge.
Llorens-Maluquer, C. (1998). La convergencia estructural entre las empresas de telecomunicaciones y del audiovisual. Zer, 3 (5) Disponible en: http://www.ehu.eus/ojs/index.php/Zer/article/view/17361/15146 (consultado: 13 mar. 2017).
Loreti, D. & Lozano, L. (2014). El derrotero de los cambios legislativos: el caso argentino. En: El derecho a comunicar, los conflictos en torno a la libertad de expresión en las sociedades contemporáneas (p. 175-194). Buenos Aires: Siglo XXI.
Marino, S. (2013). Espacio audiovisual argentino: claroscuros de un presente exitoso y de un futuro incierto. Austral comunicación, 2 (2), p. 187-203. Disponible en: http://www.austral.edu.ar/ojs/index.php/australcomunicacion/article/view/76/82 (consultado: 13 mar. 2017).
Marino, S. (2014). Vaivén: desgranar moralejas en la Argentina de la ley audiovisual. En: Bizberge, A. & Goldstein, A. (eds). Medios y gobiernos latinoamericanos en el siglo XXI: las tensiones de una compleja relación (p. 78-90). Buenos Aires: Observatorio Latinoamericano del Instituto de Estudios de America Latina y el
Caribe (IEALC), Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (Dossier; 14). Disponible en: http://iealc.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/sites/57/2011/06/Observatorio-Latinoamericano-14-medios.pdf (consultado: 13 mar. 2017).
Marino, S. & Guimerá Orts, J. (2016). Televisión sin fines de lucro en la Argentina de la Ley Audiovisual: el caso de Barricada TV. Austral comunicación, 5 (2), p. 205-227. Disponible en: http://www.austral.edu.ar/ojs/index.php/australcomunicacion/article/view/165/190 (consultado: 13 mar. 2017).
Mastrini, G. (2008) (ed.). Mucho ruido, pocas leyes: economía y políticas de comunicación en la Argentina. Buenos Aires: La Crujía Ediciones. Mastrini, G.; de Charras, D. & Fariña, C. (2013). Nuevas formas de regulación internacional y su impacto en el ámbito latinoamericano. En su: Las políticas de comunicación en el siglo XXI: nuevos y viejos desafíos. Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Negroponte, N. (1996). Being digital. New York: Vintage Books.
Noam, E. M. (2008). TV or not TV: three screens, one regulation? Gatineau, Canada: Canadian Radio-television and Telecommunications Commission (CRTC). Disponible en: http://www.crtc.gc.ca/eng/media/noam2008.htm (consultado: 13 mar. 2017).
Ó Siochrú, S. & Girard, B. (2002). Global media gobernance. Oxford: Rowman & Little Field.
Páez Triviño, A. (2014). “VOD: la televisión sin programación y multipantalla”. En: Benasayag, A. et al. (comp.). Memorias del XII Encuentro Nacional de Carreras de Comunicación: ENACOM 2014. Guaymallén, Mendoza: Editorial Universidad Juan Agustín Maza. Disponible en: http://www.umaza.edu.ar/archivos/file/ENACOMDigital.pdf (consultado: 13 mar. 2017).
Raboy, M. & Mawani, A. (2013). Are states still important?: reflections on the nexus between national and global media and communication policy. En: Price, M.; Verhulst, S. y Morgan, L. (eds.). Routledge handbook of media law (p. 343-360). Routledge: New York.
Sandvig, C. (2009). Política de comunicações dos Estados Unidos pós-convergência. Revista de direito, Estado e telecomunicações, 1 (1), p. 77-109.
Segura, M. S. (2013). Contigo o sin ti: medios no lucrativos y Estado desde la Ley 26.522. Austral comunicación, 2 (2), p. 145-185. Disponible en: http://www.austral.edu.ar/ojs/index.php/australcomunicacion/article/view/64/77 (consultado: 13
mar. 2017).
Segura, M. S. & Weckesser, C. (eds.) (2016). Los medios sin fines de lucro entre la ley audiovisual y los decretos: estrategias, desafíos y debates en el escenario 2009-2015. Córdoba: Asociación de Docentes e Investigadores Universitarios de Córdoba (ADIUC).
Singh, R. & Raja, S. (2010). Convergence in information and communication technology: strategic and regulatory considerations. Washington, DC: e World Bank.
Sola Pool, I. (1983). Technologies of freedom. Cambridge: Harvard University Press.
Van Cuilenburg, J. & Mc Quail, D. (2003). Media policy paradigm shifts towards a new communications policy paradigm. European journal of communication, 18 (2), p. 181-207.
Verhulst, S. G. & Price, M. E. (2013). Introduction. En: Price, M. E., Verhulst, S. G. & Morgan, L. (eds.). Routledge Handbook of Media Law (p 1-14). New York: Routledge.
Wohlers, M. (2008). Convergencia tecnológica y agenda regulatoria de las telecomunicaciones en América Latina”. CEPAL. Última consulta 10/01/2017. Disponible en:
" target="_blank">http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/3615/S2008194_es.pdf?sequence=1
Yong Jin, D. (2013). De-convergence of global media industries. Routledge: New York.
Zallo, R. (1988). Economía de la comunicación y la cultura. Madrid: Akal.
Zallo, R. (2011). Retos actuales de la economía crítica de la comunicación y la cultura. En: Albornoz, L. (comp.). Poder, medios, cultura: una mirada crítica desde la economía política de la comunicación (p. 17-60). Buenos Aires: Paidós.
Copyright (c) 2017 Ana Bizberge
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho. Caso uma tradução do artigo já publicado na Austral Comunicación possa ser publicada em outra revista, solicita-se registrar a publicação original na versão traduzida.
A licença utilizada é CC BY-NC-SA, que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio e formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material) nos seguintes termos: atribuição (reconhecer a autoria) e não comercial (o material não pode ser usado para fins comerciais). Atualização: 1 de fevereiro de 2022.
A Austral Comunicación permite ao (s) autor (es) reter os direitos de publicação sem restrições.