Notas sobre a legalidade do plágio
Resumo
Os autores defendem a legalidade da cópia de uma obra - literária, artística, arquitetônica, fotográfica, de artes plásticas - quando a obra duplicada não é original, quando a obra reproduzida é do domínio público e o direito é respeitado de paternidade, e quando a cópia for feita sem incorrer em concorrência desleal ou enriquecimento ilícito.
Downloads
Referências
Bappert W. (1962). Wege zum Urheberrecht. Die geschichtliche Entwicklung des Urheberrechts Gedankens. Verkäufer kontaktieren.
Bercovitz Rodríguez-Cano, R. (2015). Los derechos de propiedad intelectual sobre las obras arquitectónicas. Numeral 11. https://es.scribd.com/document/78246711/Dictamen-Sobre-Los-Derechos-de-Propiedad-Intelectual-Sobre-Las.
Brain, R. (1980). Art and society in Africa. Longman.
Cox, C. y Jenkins, J. (29 de enero de 2005). Between the Seams, A Fertile Commons: An Overview of the Relationship Between Fashion and Intellectual Property. A Norman Leare Center Conference. Annenberg Auditorium, USC Annenberg School for Communication. https://learcenter.org/pdf/RTSJenkinsCox.pdf.
Dittrich, R. y Kucsko, G. (1981). Urheberrecht. Manz.
Doctorow, C. (10 de agosto de 2007). French kid who translated Potter 7 faces charges. Boingboing. http://www.boingboing.net/2007/08/10/french-kid-who-trans.html.
Fabiani, M. (1987). Diritto di autore gastronomico. Diritto di Autore, (58).
García Márquez, G. (2020). Relato de un náufrago. Editorial Debolsillo.
Goldstein, P. (1983). Derivative rights and derivative works in copyright. Journal of the Copyright Society, 30, 209-229.
Kahaner, L. (2003). Values, prosperity, and the Talmud. Business lessons from the ancient Rabbis. John Wiley and Sons.
Kerever, A. (2003). Crónica de jurisprudencia. Revue Internationale du Droit D’Auteur, (197).
Landes, E. M. y Posner, R. (2003). The economic structure of intellectual property law, Harvard University Press.
Lipzsyc, D. (1993). Derecho de autor y derechos conexos. UNESCO.
Molina, D. (11 de diciembre de 2016). El arte de la copia. La Nación. https://www.lanacion.com.ar/cultura/el-criticoel-arte-de-la-copia-daniel-molina-para-la-nacion-nid1965906.
Organización Mundial de la Propiedad Intelectual. (1980). Glosario de la Organización Mundial de la Propiedad Intelectual. https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/es/wipo_pub_816.pdf.
Pachón Muñoz, M. (1988). Manual de derecho de autor. Temis. p. 75
Ruipérez de Azcárate, C. (2012). Las obras del espíritu y su originalidad. Editorial Reus.
Sánchez Blasco, L. (31 de mayo de 2015). La arquitectura no es mucho más que un árbol – Toyo Ito. Cosas de arquitectos. Revista digital de arquitectura online desde 2009. https://www.cosasdearquitectos.com/2015/05/la-arquitectura-no-es-mucho-mas-que-un-arbol-toyo-ito/.
Savitsky, T. (2004). Eastman Chemical Company. October 1990. Tomado de los materiales de clase del profesor Karl Jorda para el curso de “Intellectual Property Management” en Franklin Pierce Law Center.
Sherman, J. (1977). Musical copyright infringement: The requirement of substantial similarity. ASCAP Common Law Symposium, (92).
Strowel, A. (1993). Droit d’auteur et copyright, convergences ou divergences. Bruylant.
Tobón Franco, N. y Varela Pezzano, E. (2010). Derecho de autor para creativos. Editorial Gustavo Ibáñez.
Velandia, M. (2001). Competencia desleal por uso de signos distintivos. La propiedad inmaterial, (2), 101-116
Woodmansee, M. (1984). The genius and the copyright: Economic and legal conditions of the emergence of the ‘author’. Eighteenth Century Studies, 17(4), 425-448.
Copyright (c) 2021 Natalia Celena Tobón
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licencia permite copiar, distribuir, exhibir y representar la obra siempre y cuando se reconozca la autoría y se cite la obra de la forma adecuada. No se permite el uso comercial de la obra original ni la generación de obras derivadas.
Los autores garantizan a la Revista Iberoamericana de la Propiedad Intelectual el derecho de ser la primera publicación del trabajo.