Podcasts diários de notícias na Espanha

Evolução da oferta e contribuições narrativas do formato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26422/aucom.2022.1102.leo

Palavras-chave:

Daily, Podcast, Áudio, Notícias, Jornais

Resumo

O sucesso do podcast diário de notícias The Daily, um formato de áudio sem precedentes nascido em um jornal tradicional e produzido em bases narrativas e estéticas diferentes daquelas do noticiário de rádio, levou ao aparecimento de réplicas em jornais impressos e digitais em todo o mundo. Este artigo descreve a aparência e o desenvolvimento das diferentes variantes dos podcasts diários de notícias na Espanha e propõe uma análise comparativa entre os três títulos mais competitivos: El Mundo al día, do jornal El Mundo; Un tema Al Día, do jornal el Diario; e Hoy en EL PAÍS, do jornal El País. Baseado em um estudo quantitativo e qualitativo de 28 variáveis narrativas, expressivas e estratégicas, o estudo sistematiza as características distintivas de um formato que renovou os cânones de reportagem de notícias sonoras e transformou o áudio em um novo e cada vez mais eficiente canal de comunicação para a imprensa. Os resultados revelam que este formato explica e não apenas conta a notícia; que está intimamente ligado à figura do apresentador; que ajuda a compreender e valorizar melhor o trabalho do jornalista; e que se torna um valioso repositório documental de áudio digital que é facilmente recuperável e reutilizável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Amoedo, A. (2022). La escucha de pódcast crece entre los internautas españoles. Digital News Report España 2022, Universidad de Navarra. https://bit.ly/3oV4TMU.

Barbaro, M. (2022). Celebrating 5 Years of The Daily. The New York Times, 18/02/2022. https://nyti.ms/3LM5hqT.

Cadenas, I. (2022). Nace Hoy en EL PAÍS, un podcast diario narrativo y de actualidad. El País, 27/02/2022, https://bit.ly/343kzXk.

Cano, F. (2021). OJD: El País cierra 2020 con 70.000 ejemplares de difusión y El Mundo con 42.000. https://bit.ly/3CnEbm9.

Carvajal, M.; Marín-Sanchiz, C.R. y Navas, C. J. (2022). El ecosistema del podcast diario desde la perspectiva de la estrategia y el modelo de negocio. Profesional de la Información, (31)5. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.14.

Celaya, J. (2021). El podcast en plena vorágine de la creatividad y abundancia de contenidos. Su Atención, Por Favor, https://spoti.fi/3fQL2tB.

Cebrián Herreros, M. (1992). Géneros informativos audiovisuales. Ciencia 3.

Chan-Olmsted, S.; Wang, R. (2020). Understanding podcast users. New Media Soc., 20, 684-704. https://doi.org/10.1177/1461444820963776.

Crampton, C. (2018). The Guardian is getting into the daily news podcast game. Heres what it learned the last time it tried. Nieman Lab. https://bit.ly/3SAXLmq.

El País (2022). ‘Hoy en EL PAÍS’ supera los 10 millones de reproducciones. 02/10/2022. https://bit.ly/3rkfl1D.

Espinosa de los Monteros, M.J. (2018), Diez claves para analizar los daily podcasts. El País, 21/12/2018. https://bit.ly/3emNrf5.

Fuentes, A., (18 de junio de 2022) Formatos Periodísticos en el Podcasting. [Mesa redonda] Sesiones Podtalks 2022. Madrid, Espacio Fundación Telefónica.

Gallego-Pérez, J. I. (2010). Podcasting. UOC.

Ganyet, J.M. (2021). El podcast es la respuesta. La Vanguardia, 14/03/2021. https://bit.ly/3oTPBHX.

González, D. (2022). El daily de El País logra el hito de los cinco millones de descargas. Red de Periodistas, 29/06/2022. https://bit.ly/3brbXOb.

Herrera Damas, S. (2007). Las cualidades del buen creador de reportajes en radio. Revista Re-presentaciones. Periodismo, Comunicación y Sociedad, (1)2, enero-julio 2007, p. 81-101. http://hdl.handle.net/10016/12587.

Isabel Cadenas: ¿Cómo se construye día a día Hoy en EL PAÍS, el daily más exitoso de habla hispana? The Coffee (2022). 25/04/2022. https://apple.co/3oUs1Lk.

Leoz-Aizpuru, A. y Pedrero-Esteban, L.M. (2022). Audio Storytelling Innovation in a Digital Age: The Case of Daily News Podcasts in Spain. Information, (13)4, https://doi.org/10.3390/info13040204.

Lopezosa C., Trillo-Domínguez, M. y Cabrera-Méndez, M., (2021). El SEO en la empresa periodística: percepciones y elementos clave para su adopción en las redacciones. Revista Latina de Comunicación Social, 79, 27-45. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1487.

Lozić J. and Fotova Čiković, K. 2021. The impact of digital transformation on the business efficiency of the New York Times. UTMS Journal of Economics (12)2, 225-239.

Lindgren M. (2021). Intimacy and Emotions in Podcast Journalism: A Study of Award-Winning Australian and British Podcasts, Journalism Practice, 1-16. https://doi.org/10.1080/17512786.2021.1943497.

Martínez-Costa, M.P.; Sánchez-Serrano, C.; Pérez-Maíllo, A.; Lus-Gárate, E. (2021). La oferta de pódcast de la prensa regional en España: estudio de las marcas centenarias de Castilla y León y Navarra. adComunica. Revista de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 21. http://dx.doi.org/10.6035/2174-0992.2021.21.11.

Martínez-Costa, M.P. y Legorburu Hortelano, J.M. (2020). Audio digital e interfaces de voz: una nueva era para la sonosfera. L.M. Pedrero-Esteban y A. Pérez-Escoda (eds). Cartografía de la Comunicación Postdigital: Medios y audiencias en la sociedad de la COVID-19, (pp. 303-330). Aranzadi.

Martínez-Costa, M.P. y Lus Gárate, E. (2019). El éxito de los podcasts de noticias y su impacto en los medios de comunicación digital. Miguel Hernández Communication Journal, 10(2), 323-340 https://doi.org/10.21134/mhcj.v10i0.314.

Martínez-Costa, M.P.; Amoedo-Casais, A. y Moreno-Moreno, E. (2022). Valor periodístico del podcast: análisis de la oferta, producción y publicación de los medios nativos digitales en España. Profesional de la Información, (31)5. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.03.

Martínez-Otón, L.; Rodríguez-Luque, C.; Alcudia Borreguero, M. (2019). El reportaje de historias de vida como punto de partida de la radio dramatizada y el podcast de no ficción en el ecosistema digital. Index Comunicación, Revista científica en el ámbito de la Comunicación Aplicada, (9)2, 135-162.

Nace la nueva voz del diario, El País Audio. El País, 03/10/2021. https://bit.ly/3B5J0Ph.

Nafría, I. (2022). La mayoría de edad de los podcasts. Tendenci@s 62, 27/02/2022, https://bit.ly/3JxqIvu.

Newman, N. (2018). Podcast and new audio strategies. Newman, N.; Fletcher, R.; Kalogeropoulos, A; Levy, D y Nielsen, R.K. Reuters Institute Digital News Report 2018. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Newman, N. y Gallo, N. (2019). News podcast and the opportunities for publishers. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Newman, N. y Gallo, N. (2020). Daily news podcasts: building new habits in the shadow of coronavirus. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Newman, N.; Fletcher, R.; Robertson, C.T; Eddy, K. y Nielsen, R.K. (2022). Reuters Institute Digital News Report. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism.

Orrantia, A. (2019). Diez claves para contar buenas historias en podcast. O cómo producir contenidos en un entorno digital cambiante. UOC.

Pedrero-Esteban, L.M.; Marín-Lladó, C. y Martínez-Otón, L. (2022). La programación radiofónica en la era del consumo bajo demanda (1999-2020). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, (28)2, 367-377. https://dx.doi.org/10.5209/esmp.80720.

Pérez-Escoda, A. y Pedrero-Esteban, L.M. (2021). Retos del periodismo frente a las redes sociales, las fake news y la desconfianza de la generación Z. Revista Latina de Comunicación Social, 79, 67-85. https://doi.org/10.4185/RLCS-2021-1519.

Piñeiro-Otero, T. y Pedrero-Esteban, L.M. (2022). La comunicación sonora ante el renacimiento del audio digital. Profesional de la Información, (31)5. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.07.

PRISA (2022). Áreas de actividad. https://www.prisa.com/es/info/el-pais.

Ramírez, M. (2022). El Periódico. 25 años de auge y catarsis del periodismo en Internet. Debate.

Reis, A.I. (2018). Invisible audio: An analysis of the podcasts of Portuguese newspapers. Revista Lusófona de Etudos Culturais, (5)1. 227-243.

Rime, J., Pike, C. y Collins, T. (2022). What is a podcast? Considering innovation in podcasting through the six-tensions framework. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, (0)0, 1-23. https://doi.org/10.1177/13548565221104444.

Sellas, T. (2012). A two-dimensional approach to the study of podcasting in Spanish talk radio stations. Radio journal: international studies in broadcast & audio media, (10)1. Bristol: Intellect, 7-22. https://doi.org/10.1386/rjao.10.1.7_1.

Terol-Bolinches, R.; Pedrero-Esteban, L.M.; Pérez-Alaejos, M.P.M. (2021). De la radio al audio a la carta: la gestión de las plataformas de podcasting en el mercado hispanohablante. Historia y Comunicación Social, (26)2, 475-485. https://dx.doi.org/10.5209.hics.7710.

Triton Digital (2022). Triton Digital publica el informe de podcasts de Estados Unidos de mayo de 2022. Triton, 27/06/2022. https://bit.ly/3btD771.

Ulibarri, E. (1994). Idea y vida del reportaje. Trillas.

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos monográficos

Como Citar

Podcasts diários de notícias na Espanha: Evolução da oferta e contribuições narrativas do formato. (2022). Austral Comunicación, 11(2), 1-27. https://doi.org/10.26422/aucom.2022.1102.leo